...

Portal UMBU

É primavera: Confira locais em Salvador para se aproximar da natureza

Bahia não tem estação bem definida, mas cenários arborizados ajudam a entrar no clima primaveril

Hoje (23), o céu pode até não estar tão lindo como na popular canção de 1970, “É primavera (Vai chuva)”. Sucesso de Tim Maia, a música brinda o romance em analogia à chegada da chamada “estação das flores”, que começou na madrugada deste sábado no hemisfério sul.

Mudanças de temperatura e alterações da quantidade de tempo em que o Sol fica acima do horizonte são algumas das características mais destacadas na estação, no entanto, como percebido durante essa semana, em que estados do Brasil enfrentaram uma onda de calor, a sensação térmica e outros fatores variam muito de acordo com a região.

A Bahia, por exemplo, não tem características bem definidas quando se fala em estações do ano, podendo apresentar chuvas e sol quase que com a mesma frequência. Hoje mesmo, a previsão do tempo é de sol entre nuvens, chuvas rápidas ao longo dia, com mínima de 22º e máxima de 28º, além de um pôr-do-sol às 17h30. Os motivos que influenciam isso são inúmeros: posição geográfica, cobertura vegetal, aquecimento global, entre outros.

Astrônoma do Observatório Nacional, Josina Nascimento, explica que dia e noite terão comprimentos aproximados no começo dessa estação, mas que a tendência é que a equivalência mude. “No hemisfério sul, os dias vão ficando cada vez maiores e as noites cada vez menores, até o maior dia do ano, que ocorre no início do verão, que neste ano será no dia 22 de dezembro”.

Para aproveitar os dias mais solares da estação, o portal Umbu separou uma lista de lugares arborizados e áreas verdes em Salvador para se aproximar da natureza e se conectar com as “boas ideias primaveris”. Confira:

Jardim Zoológico:

Um dos pontos mais populares da capital baiana – especialmente entre as crianças -, o Parque Zoobotânico Getúlio Vargas é vinculado à Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (SEMA) e conta com 250 mil m² de área verde, devido à incorporação do remanescente secundário de Mata Atlântica, que pode ser visto pelos visitantes ao circular pelos 3.000 m de pista de passeio do parque.

Foto: Reprodução/Zoológico de Salvador

O Zoo acolhe cerca de 1.400 animais de mais de 56 espécies, algumas delas ameaçadas de extinção. A maioria dos animais presentes são da própria fauna brasileira e da região nordeste do país.

Localizado na Travessa Alto de Ondina, o funcionamento do Jardim Zoológico é de terça a domingo, das 9h às 17h, com entrada gratuita.

Lagoa dos Pássaros:

Para os apreciadores de caminhadas ao ar livre e outros exercícios físicos, a Lagora dos Pássaros, na 1ª Travessa Arnaldo Lopes da Silva, Stiep, passou por reforma em 2020 e conta com 2.638,54 m² de área verde. A lagoa que dá nome ao local tem deques, praças e trilha.

Foto: Reprodução/A Vida em Salvador

O funcionamento é de terça à domingo, das 6h às 18h, com entrada gratuita.

Jardim Botânico:

Com 61 mil espécies vegetais em 160 mil m² de área, o Jardim Botânico é uma área de estudo, manutenção e conservação da Mata Atlântica localizada na Avenida São Rafael, em São Marcos.

No local há estufa, espaço digital, com expositivos voltados à educação ambiental, e uma trilha elevada de 795m de extensão pela mata.

Foto: Valter Pontes/SECOM

Visitantes podem consultar as espécies de biomas como Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga. No local também estão em exposição mudas de espécies nativas frutíferas, utilizadas na culinária e medicinais, a exemplo do Cajueiro, árvore de Aroeira, Pitanga e Urucum.

O Jardim Botânico funcion de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com entrada gratuita.

Parque Pedra de Xangô:

O parque é um dos principais locais de fé do povo de santo baiano e integra a Área de Proteção Ambiental (APA) Municipal Assis Valente, em Cajazeiras.

O principal monumento é a Pedra de Xangô, que tem 8 metros de altura e 30 de perímetro, tombado como Patrimônio Cultural de Salvador.

Foto: Gabriel Silveira/Pedra de Xangô

Considerado um patrimônio geológico reverenciado pelas nações de Ketu, Angola e Jeje, além de outros segmentos do candomblé.

O parque é considerado uma espaço de conservação da ancestralidade e da cultura afro-brasileira e também pode ser usado para caminhadas e atividades de lazer. Com entrada gratuita, o espaço está aberto 24h, exceto o Memorial, que funciona de terça às sexta-feira, das 8h às 16h.

Parque da Cidade:

Talvez um dos espaços verdes mais populares de Salvador, o Parque da Joventino Silva, ou Parque da Cidade, foi criado em 1973, através do Decreto Municipal, e inaugurado em 1975. O local conserva uma área remanescente de Mata Atlântica e restinga em 724 mil m² de área, com 3,7 mil metros de pista para caminhada, passeios de bicicleta, skate, patins e afins.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Salvador

Localizado no Itaigara, em frente à uma estação de BRT, o local ainda é utilizado para realização de feiras, shows, aulas de campo e visitas escolares, desde que acordado com dez dias de antecedência com a administração do parque..

O Parque da Cidade funciona de terça a sábado, das 5h às 22h, e domingos e feriados, das 5h às 19h.

Parque São Bartolomeu:

O Parque São Bartolomeu situa-se no Subúrbio Ferroviário, entre Plataforma e Pirajá. Ele é considerado a única reserva de Mata Atlântica em área urbana do Brasil.

O local, que foi criado em 1978, por decreto, e se tornou uma Área de Proteção Ambiental (APA) em 2001, abriga quatro cachoeiras, área de manguezal e uma barragem junto ao Rio do Cobre.

Foto: Ana Cristina Ribeiro/Reprodução/Google

Famoso entre os amantes de trilhas ecológicas coletivas, o parque é um espaço de preservação da memória ancestral afro-baiana e seu histórico de luta. Foi morada dos indígenas tupinambás, invadida pelos holandeses no século XVII e acolheu Zeferina, liderança do Quilombo do Urubu.

Por razões de segurança, as trilhas costumam ser agendadas. O contato pode ser feito por meio do perfil oficial do Parque São Bartolomeu no Instagram.

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo