Governo Federal e a entrega do BRT:
O presidente da República escalou o ministro das Cidades, Jader Filho, para participar da inauguração da segunda etapa do BRT de Salvador, obra executada pela prefeitura com recursos do Governo Federal. Além do ministro de Lula, participaram do evento realizado pelo Município, os secretários estaduais da Casa Civil, Afonso Florence, e do Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira. Ou seja, o equipamento de transporte público historicamente criticado pelo grupo petista (principalmente pelo ex-governador Rui Costa, hoje ministro de Lula) foi abraçado “de com força” por Jerônimo e Lula. Eu, que nem sabia que tinha recurso do Governo Federal nessa obra, tomei um susto e engasguei com minha broa de milho, quando vi Jader Filho, na TV Record, falando sobre a entrega do prefeito Bruno Reis.
Recado dado?
Já que tem recurso federal na obra da Prefeitura, a gente entende que é legítima a presença de um ministro no ato de inauguração. Mas eu não posso acreditar que o Governo Federal esteja crédulo e confiante de achar que meia dúzia de entrevistas e a presença de Jader Filho na entrega, serão suficientes para fazer a população de Salvador assimilar, aos 45 minutos do segundo tempo, que o BRT tem o dedo do Governo Federal.
Passando pano:
Aparentemente, além de avisar ao vice-governador que não vai entrar em rota de colisão com o bem avaliado prefeito Bruno Reis, Lula também criou um constrangimento gigantesco para o pré-candidato do Governador à Prefeitura de Salvador. O ministro Jader Filho é do MDB, partido do vice-governador. Ou seja, Lula, Jerônimo e o MDB abraçaram o BRT e se lambuzaram na festa do prefeito de Salvador, constrangendo o vice-governador da Bahia e silenciando, a partir de agora, qualquer crítica ao novo equipamento de transporte da capital baiana.
Mais constrangimento:
Depois da queda, o coice. Após comer os petiscos finos da inauguração da Prefeitura de Salvador, o ministro Jader Filho foi bater o rango no Centro Administrativo da Bahia, com o governador Jerônimo Rodrigues e… adivinha? Com o vice-governador Geraldo Júnior, com direito a vídeo, selfie e tudo mais… É! Esse governo tem muitas habilidades…
Salvador de Lula:
A vinda de Jader Filho e todo esse rebuliço acontece na semana em que foi divulgado que Salvador é um dos cinco destinos mais visitados pelos ministros do presidente Lula. A agência Fiquem Sabendo apontou que o primeiro escalão do Governo Federal fez 45 visitas entre 2023 e 2024, mas o número já aumentou mais um pouco. Além do ministro das Cidades, esta semana a capital baiana também recebeu Sílvio Almeida, ministro dos Direitos Humanos e Cidadania. Mas fica a questão: de quem são o prestígio e os méritos por tamanha atenção?
Kannário:
Em novo ninho, quem está confiante na eleição é o cantor Igor Kannário, que vai disputar uma cadeira na Câmara Municipal de Salvador pelo PSB. Tá tão confiante no seu potencial eleitoral que tá pedindo voto até para Feira de Santana. Durante a micareta da Princesa do Sertão, o cantor declarou seu apoio à candidatura de Zé Neto (PT) para a prefeitura de Feira. Depois dessa, agora vai… vai vendo!
Sumiço:
Até um dia desses, toda vez que eu ia no Paes Mendonça, me batia com o deputado estadual Robinson Almeida. Se fosse para o Barradão, era certo. Plenária de vereador, feijoada, samba, aniversário de boneca. Na imprensa, o homem era porrada todo dia. Sempre muito articulado e assertivo nas críticas a Bruno Reis, Robinson não perdia uma oportunidade. De repente, o homem perdeu a queda de braço para Geraldo Júnior e… escafedeu-se. Agora, tá parecendo mais candidato a vice-prefeito de Zé Neto em Feira de Santana. Ou seja, só faz oposição ao prefeito de Salvador se for candidato, né? Não é por convicção ou política, é por oportunismo mesmo… entendi!
Enquanto isso na Conder…
Por outro lado, o ex-vereador José Trindade, que também foi pré-candidato à Prefeitura de Salvador, mas abriu mão da disputa por conta de um problema cardíaco, continua trabalhando no mesmo ritmo de sempre, como se candidato fosse. Nas redes sociais, o presidente da Conder segue postando conteúdos trabalhando na capital baiana e, como de costume, dá suas cutucadas no prefeito Bruno Reis. Curioso é que o vice-governador Geraldo Júnior não participa de uma agenda da Conder. Resta saber se é falta de convite ou rejeição ao seu ex-colega da Câmara Municipal de Salvador.
22 de abril
A Secretaria estadual do Turismo (Setur) publicou um card nas redes sociais, no dia 22 de abril, comemorando o Dia do DESCOBRIMENTO do Brasil. É um conceito tão ultrapassado e sem sentido que nem minhas meninas estão aprendendo assim na escola!
Bruno blindado?
O prefeito de Salvador ganhou um respiro na coluna desta semana. Baixou o tom, baixou a bola, parece estar escutando mais as pessoas e voltou a fazer aquilo que o projetou politicamente: trabalhar. É uma folga, mas semana que vem a gente coloca uma pedra no sapato dele novamente.