...

Portal UMBU

Donas do Som leva ao Centro de Salvador somente artistas mulheres como Céu, Teresa Cristina, Larissa Luz e Mariene de Castro

Com palco localizado no estacionamento da Ladeira da Montanha, shows acontecem entre os dias 11 e 13 de fevereiro, de domingo a terça-feira

Imagem: Divulgação

Pelo segundo ano consecutivo, o movimento cultural Donas do Som será um espaço exclusivo para cantoras mulheres. Ao todo, serão 9 shows no domingo (11), segunda (12) e terça-feira (13), sempre a partir das 20 horas, no estacionamento da Ladeira da Montanha, ao lado da emblemática Praça Castro Alves. Na programação, estão Céu, Rachel Reis, Larissa Luz, Aila Menezes, Teresa Cristina, Mariene de Castro, Majur, Tássia Reis e Melly. 70% da grade é composta por artistas baianas.

No domingo (11), apresentam-se Céu, Rachel Reis e Larissa Luz. Já na segunda (11), é a vez de Aila Menezes, Teresa Cristina e Mariene de Castro. Por fim, na terça-feira (13), Majur, Tassia Reis e Melly comandam a festa. Será a primeira vez de Céu e Teresa Cristina no Carnaval de Salvador.

O projeto Donas do Som foi idealizado pela diretora geral da Maré Produções Culturais, Fernanda Bezerra, e por Larissa Luz, cantora e compositora. Tendo empunhada a bandeira do protagonismo feminino na música brasileira, o Donas do Som nasceu com o objetivo de fazer um enfrentamento contra a violência de gênero e a LGBTQIAPN+fobia. A iniciativa é uma realização da Maré Produções, tem patrocínio do Salvador Capital Afro e apoio da Saltur (Empresa Salvador Turismo) via Prefeitura de Salvador.

“A ideia de fazer o palco Donas do Som partiu da necessidade de abrir espaço para que mais mulheres estivessem dentro da folia de formas diversificadas – não só no palco, mas também participando da estrutura dele, da criação e da montagem. A ideia é pensar o protagonismo feminino dentro da folia, onde essas mulheres possam exercer funções que são normalmente ocupadas por homens, para a gente quebrar o estereótipo de que só homens podem ocupar esses lugares”, defende Larissa Luz.

Fernanda Bezerra salienta que o Donas do Som possui, na grade, 70% de artistas baianas. “É um movimento que visa criar espaço para as mulheres cis e trans na principal festa do mundo, o Carnaval, e marca um compromisso por mais equidade na música. O palco acontece pela segunda edição próximo à Praça Castro Alves, acreditando no movimento de revitalização e reocupação do centro da cidade, junto com milhares de outros artistas, de outros movimentos culturais. E, principalmente, o foco do Donas do Som é privilegiar a diversidade da música”, ressalta a gestora.

Serviço

O quê: Projeto DONAS DO SOM, com CÉU, TERESA CRISTINA, LARISSA LUZ, MARIENE DE CASTRO, MELLY, RACHEL REIS, MAJUR, TASSIA REIS e AILA MENEZES.

Quando: 11, 12 e 13 de fevereiro de 2024, domingo a segunda-feira de Carnaval

Onde: Estacionamento da Ladeira da Montanha, entre a Praça Castro Alves e a Rua Carlos Gomes, em frente ao Edifício Sulacap

Horário: sempre a partir das 20 horas

Quanto: Gratuito

Programação completa do Donas do Som por ordem de apresentação:
domingo – 11 de fevereiro

Larissa Luz

Rachel Reis

Céu

segunda – 12 de fevereiro

Aila Menezes

Teresa Cristina

Mariene de Castro

terça – 13 de fevereiro

Melly

Tássia Reis

Majur

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo