Republicano assumirá novamente o cargo em 20 de janeiro de 2025, após 4 anos da derrota eleitoral para Joe Biden

O candidato republicano Donald Trump, 78 anos, venceu as eleições presidenciais ao garantir votos suficientes para um novo mandato como presidente dos Estados Unidos. O resultado foi anunciado nesta quarta-feira (6), com base em projeção da Associated Press, após vitória de Trump o estado-chave de Wisconsin e ultrapassar a marca de 270 delegados.
Donald Trump ocupará a Casa Branca pela segunda vez após obter 51% dos votos, contra 47,6% da democrata Kamala Harris, vice do atual presidente estadunidense Joe Biden. Trump obteve 277 votos no Colégio Eleitoral, enquanto Harris somou 224 nas eleições presidenciais, segundo projeções da mídia americana.
O republicano liderou Estados Unidos como 45º presidente do país entre 2017 e 2021. Agora ele assumirá como o 47º a governar após 4 anos da derrota eleitoral.
A vitória do republicano foi projetada em mais da metade dos 50 estados do país, incluindo Carolina do Norte, Geórgia e Pensilvânia, além dos importantes Texas, Ohio, Michigan, Nevada e Arizona. Entre os estados em que Kamala venceu estão 15 estados, com destaque para a Califórnia e Nova York, além da capital dos EUA, Washington DC.
Durante a madrugada, antes mesmo de Kamala reconhecer a derrota, Trump já fez um discurso da vitória na Flórida. Ele falou sobre imigração ilegal, disse que seu slogan será ‘promessas feitas serão cumpridas’ e pregou a união entre todos os americanos.
Trump assume o cargo em 20 de janeiro de 2025 e terá nos dois primeiros anos de governo a Câmara e o Senado de maioria republicanas.
Processos
Em maio deste ano, Trumpfoi condenado por fraude contábil ao declarar como gasto de campanha um pagamento feito a uma ex-atriz pornô, que, segundo a acusação, teve o silêncio comprado para não levar a público o suposto caso mantido entre eles em 2016. O agora presidente eleito ainda é réu em quatro processos diferentes, com dezenas de acusações. E, mesmo reeleito, ele terá de ir a julgamento e pode até governar atrás das grades se for condenado à prisão em algum deles.
Em um dos processos, Trump é acusado de tentar reverter de forma ilegal as eleições presidenciais de 2020. Ele sistematicamente contesta a sua derrota nas urnas naquele pleito, que culminou na invasão do Capitólio (o prédio do Congresso dos EUA) em janeiro de 2021.
O republicano também é acusado de crimes sexuais por 18 mulheres, sendo três estupros. O levantamento foi realizado pela rede de TV norte-americana ABC. Ele nega todos os casos.
Com informações de G1