...

Portal UMBU

Documentário e Café Literário marcam celebração dos 110 anos de Dorival Caymmi

Foto: Domínio público/Acervo Nacional

Cantor, compositor, músico, artista, um homem de afetos. Há muitas formas de identificar a pessoa e o legado de Dorival Caymmi. Nascido há 110 anos, o baiano teve sua obra guiada pelo cotidiano, pelos costumes e tradições da terra.

Para falar do ‘Samba da Minha Terra’, ele foi para a ‘Maracangalha’ e perguntou ‘O que é que a baiana tem?’. Com cerca de 156 composições que trazem ainda a ‘Saudade da Bahia’, ‘Saudade de Itapuã’, ‘O Dengo que a Nega Tem’, a vida e a obra de Caymmi inspiraram e seguem inspirando a rotineira, mas ainda poética, lida que a vida implica a cada indivíduo que, n fim das contas, só queria se sentir tão amplo, profundo e livre quanto ‘O Mar’.

Celebrando a força e a expressividade de Dorival Caymmi, este dia 30 de abril tem programações especiais que rememoram as marcas da arte que somente o baiano de poesia sem par poderia conceder à alma dos brasileiros. Confira:

DORIVAL CAYMMI – UM HOMEM DE AFETOS

Com direção de Daniela Broitman, o documentário ‘Dorival Caymmi – Um homem de afetos’ leva o público para uma viagem irresistível pelo universo do cantor e compositor que revolucionou a canção no Brasil e influenciou gerações de músicos, abrindo caminho para Bossa Nova e a Tropicália.

Foto: Divulgação

Traduzindo sensorialmente os versos de Caymmi, o filme passeia pela atmosfera vibrante dos pescadores baianos, as referências de raiz africana, a religiosidade e espiritualidade no candomblé, e suas histórias de amor.

O longa tem sessão única nesta terça-feira (30), às 17h30, no Cine Glauber Rocha. Os ingressos estão à venda na bilheteria do cinema e na plataforma Velox Tickets.

Acontece Que Eu Sou Baiano – Bienal do Livro Bahia

Em seu penúltimo dia, a Bienal do Livro Bahia 2024, que nesta edição traz como tema “As Histórias que a Bahia Conta”, recebe, no Centro de Convenções Salvador, o painel “Acontece Que Eu Sou Baiano”, uma homenagem a um dos mais importantes nomes da história da música brasileira, Dorival Caymmi.

Paloma Amado, neta do escritor Jorge Amado, e Alice Caymmi, neta de Caymmi, se reunirão no Café Literário, a partir das 18h, para recordar as histórias de amizade e parceria artístico-cultural entre o compositor e o autor de ‘Tieta do Agreste’, além de memórias de suas convivências com os célebres baianos.

Os ingressos para a Bienal podem ser adquiridos presencialmente na bilheteria do evento e pelo Sympla.

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo