...

Portal UMBU

Documentário baiano estreia nos cinemas com manifesto afro-indígena sobre cotas

Longa acompanha trajetórias de jovens negros e indígenas no ensino superior e destaca o impacto da política de cotas no Brasil

Crédito: Abara Filmes

O documentário “Aprender a Sonhar”, dirigido pelo cineasta baiano Vítor Rocha, estreou nesta quinta-feira (2) nos cinemas de todo o país. O longa entra em circuito comercial e seguirá em cartaz até a próxima quarta-feira (8), com sessões nas salas de exibição durante a semana. A programação completa de exibições pode ser acompanhada no Instagram @abarafilmes

Filmado entre 2016 e 2022, o documentário registra as transformações vividas por jovens negros e indígenas após a implementação da Lei de Cotas (12.711/2012), que garante reserva de vagas em universidades públicas. A produção acompanha estudantes de diferentes territórios e comunidades periféricas em sua luta para acessar e permanecer no ensino superior.

Entre os personagens estão a quilombola Marina Barbosa, formada em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); a ex-moradora de ocupação Nadjane Cristina, hoje assistente social; e Ana Paula Rosário, que após cumprir medidas socioeducativas se tornou pesquisadora em sociologia. Também aparecem Taquari e Tamiwere Pataxó, formados em Direito sem abrir mão de suas tradições e territórios.

O lançamento foi precedido de uma pré-estreia gratuita, na última quarta-feira (1º), em São Paulo (SP), no Teatro da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), seguida de debate com o diretor e elenco. “Aprender a Sonhar” recebe financiamento do Ministério da Cultura, da Ancine/BRDE/FSA e da Lei Paulo Gustavo Bahia.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Ir para o conteúdo