
O jogador de futebol Diogo Jota morreu em um acidente de carro na Espanha nesta quinta-feira (3). Segundo a polícia loca, o veículo em que ele estava saiu da estrada após um pneu ter estourado durante uma ultrapassagem, segundo a polícia local. O irmão de Jota, o jogador de futebol André Felipe, estava no carro e também morreu no acidente.
Diogo Jota tinha 28 anos e era jogador da seleção portuguesa. Tornou-se peça-chave do Liverpool, time que conquistou a Premier League, o principal campeonato de futebol da Inglaterra.
De acordo com a BBC, o acidente aconteceu à 0h30 da madrugada no horário local, 19h30 da quarta-feira (2) no horário de Brasília. A Guarda Civil da Espanha detalhou que o carro, uma Lamborghini, “saiu da pista por causa de um estouro de pneu” e pegou fogo logo em seguida. O acidente aconteceu na província de Zamora, no norte da Espanha.
“Um veículo saiu da pista pela calçada pela esquerda. A investigação aponta para um acidente de trânsito devido ao estouro de um pneu durante uma ultrapassagem. Como consequência do acidente, o carro se incendiou, e ambos os ocupantes morreram”, disse a Guarda Civil da Espanha em comunicado.
Carreira
Natural de Massarelos, em Portugal, Diogo Jota teve uma carreira marcante no futebol europeu. Revelado pelo Paços de Ferreira, chamou atenção do Atlético de Madrid, que o contratou em 2016 por cerca de 7 milhões de euros. Apesar de não ter atuado em partidas oficiais pelos espanhóis, se destacou em amistosos e logo foi emprestado ao Porto, e em seguida ao Wolverhampton.
Foi no clube inglês que ganhou notoriedade, a ponto de ser adquirido em definitivo pelos Wolves, onde acumulou boas atuações. Em 2020, o Liverpool desembolsou 44,7 milhões de euros para tê-lo no elenco. Desde então, Jota disputou 182 partidas com os Reds, marcando 65 gols e distribuindo 26 assistências. Conquistou três títulos pelo clube: a Premier League 2024/25, a FA Cup 2021/22 e a Copa da Liga Inglesa também na temporada 2021/22.
Com a camisa da seleção portuguesa, Jota estreou em 2019 e acumulava 49 partidas e 14 gols pela equipe principal. Participou de torneios importantes como a Eurocopa de 2020, a Copa do Mundo de 2022 e a Eurocopa de 2024, além de passagens pelas seleções sub-19 e sub-21.
Repercussão
Cristiano Ronaldo escreveu nas redes sociais que a morte de Jota e Silva “Não faz sentido. Ainda agora estávamos juntos na Seleção, ainda agora tinhas casado. À tua familia, à tua mulher e aos teus filhos, envio os meus sentimentos e desejo-lhes toda a força do mundo. Sei que estarás sempre com eles. Descansem em Paz, Diogo e André. Vamos todos sentir a vossa falta”, escreveu o jogador português.
Não faz sentido. Ainda agora estávamos juntos na Seleção, ainda agora tinhas casado. À tua familia, à tua mulher e aos teus filhos, envio os meus sentimentos e desejo-lhes toda a força do mundo. Sei que estarás sempre com eles. Descansem em Paz, Diogo e André. Vamos todos sentir… pic.twitter.com/H1qSTvPoQs
— Cristiano Ronaldo (@Cristiano) July 3, 2025
A União das Associações Europeias de Futebol (Uefa) informou que fará um minuto de silêncio durante a partida marcada para hoje entre Espanha e Portugal, válida pela Eurocopa Feminina de 2025.
A Federação Portuguesa de Futebol lamentou a morte dos dois atletas. “A Federação Portuguesa de Futebol e todo o Futebol português estão completamente devastados com a morte de Diogo Jota e do seu irmão André Silva, esta madrugada, em Espanha”, diz trecho da nota.
A Federação Portuguesa de Futebol e todo o Futebol português estão completamente devastados com a morte de Diogo Jota e do seu irmão André Silva, esta madrugada, em Espanha.
— Portugal (@selecaoportugal) July 3, 2025
Muito mais do que o fantástico jogador, com quase 50 internacionalizações pela Seleção Nacional A, Diogo… pic.twitter.com/EN901fH6FG
A tragédia acontece apenas dez dias após Diogo Jota oficializar seu casamento com a companheira de longa data, Rute Cardoso. A cerimônia ocorreu no dia 22 de junho. O casal tinha três filhos: Denis, nascido em 2021, Duarte, de 2023, e uma filha recém-nascida em 2024, cujo nome não foi divulgado.
Com informações da BBC Brasil