
Comemorando o Dia Mundial da Saúde nesta segunda-feira (7), a Prefeitura de Salvador promove mais uma edição do Programa Saúde nos Bairros. O mutirão de serviços teve início na manhã de hoje no estacionamento da Loja Ferreira Costa, nos Barris.
São ofertados atendimentos de saúde, ações sociais, orientações sobre emprego e geração de renda, além da prestação de informações sobre o Cadastro Único (CadÚnico) e atividades de promoção à valorização feminina.
Além do atendimento médico com oferta de consultas e exames, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a iniciativa disponibiliza oferta de vagas de emprego, cursos profissionalizantes e criação de currículos, através dos técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec) que estarão no local prestando suporte à população. Também serão oferecidas informações voltadas para o Microempreendedor Individual (MEI), regularização de CNPJ e parcelamento de dívidas.
Representantes da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) participam da ação tirando dúvidas sobre o Cadastro Único (CadÚnico). Serviços de odontologia e palestras educativas sobre conscientização em saúde serão ofertadas pelo Distrito Sanitário do Centro Histórico.
A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), por sua vez, marca presença promovendo iniciativas de valorização feminina. Através da parceria com franquias de cosméticos serão realizadas palestras e rodas de conversa sobre violência contra a mulher, além de uma feira de artesanato com as empreendedoras do programa Expo Mulher. Um aulão de ginástica também será ofertado pelo professor Thiago Libório.
Documentação
Para ter acesso aos serviços de saúde, basta que o cidadão esteja munido de Cartão SUS, RG e guia dos exames. Caso não tenha requisição, o paciente passará por consulta clínica no próprio local para realização dos procedimentos.
Aquelas pessoas que forem em busca de vagas de emprego devem levar carteira de trabalho, currículo, comprovante de residência e carteira de identidade.