...

Portal UMBU

Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha: conheça 6 autoras e suas obras

Autoras negras e latino-americanas trazem representatividade para suas obras

Comemorado no dia 25 de julho, o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha nasceu em 1992, ano do primeiro encontro de Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas, realizado em Santo Domingo, na República Dominicana.

Além de propor a união dessas mulheres, o encontro também tinha como objetivo denunciar o racismo e machismo enfrentados por mulheres negras em todo o mundo.

Ainda, foi a partir da reunião que nasceu a Rede de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-Caribenhas que, junto à ONU, lutou para o reconhecimento do dia 25 de julho como o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha.

Em celebração a data, o Portal Umbu selecionou 6 autoras negras, latino-americanas e indígenas para você conhecer. Veja:

Cássia Valle e Luciana Palmeira

Cássia é atriz, produtora, membro no colegiado do Bando de Teatro Olodum, Museóloga, historiadora, psicopedagoga, escritora, pós graduada em psicopedagogia na UFBA e mestre em preservação do patrimônio cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN).

Luciana é escritora, museóloga, historiadora, mestranda em Educação e servidora pública do Instituto Brasileiro de Museus.

Juntas elas publicaram, através da editora Malê, as obras “Aziza: a preciosa contadora de sonhos” e “Calu: Uma menina cheia de histórias”, ambas ressaltam a importância de reconhecer suas raízes e do patrimônio cultural, de forma divertida para a criançada.

Djamila Ribeiro

Djamila é pesquisadora e mestra em Filosofia Política pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), é feminista, ativista negra e autora. Seu livro “Pequeno Manual Antirracista” – que trata de temas como atualidade do racismo, negritude, branquitude, violência racial, cultura, desejos e afetos – foi o livro mais vendido no Brasil em 2020. Em 2022, tornou-se membro da Academia Paulista de Letras e participou da Bienal do Livro Bahia 2022, no espaço Café Literário. Atualmente, Djamila é colunista do jornal Folha de S. Paulo.

Olívia Pilar

Olívia é mestra e doutoranda em Comunicação Social pela UFMG. Em suas obras, ela busca trazer representatividade para garotas negras e garotas que gostam de garotas. A autora já publicou cinco contos independentes pela Amazon e agora terá seu primeiro livro publicado pela editora Intrínseca.

“Um traço até você” é um romance sensível que narra as lutas e as paixões de uma jovem negra em busca de um lugar no mundo. O livro está em pré-venda e será lançado no dia 31 de julho.

Márcia Kambeba

Márcia é poeta e geógrafa, de etnia Omágua/Kambeba, nasceu numa aldeia ticuna, em Belém do Solimões, no Amazonas. A escritora publicou em 2021 a obra “O Lugar do Saber Ancestral”, que traz uma poesia fluida e dinâmica, onde os leitores são convidados a uma viagem ao universo amazônico, diretamente ao coração daquele lugar que representa o foco de toda educação, toda a vida, toda a aprendizagem dos indígenas: a comunidade.

Cristina Rodríguez Cabral

Nascida em 1959 em Montevideo, no Uruguai, Cristina é poeta, professora e pesquisadora. Tem formação acadêmica em Sociologia e Enfermagem, além de doutorado em Filosofia pela Universidade do Missouri (EUA).

A autora publicou seus primeiros textos nas publicações da organização “Mundo Afro”, na qual militava pelos direitos dos afrodescendentes no Uruguai.

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo