Neste dia 11 de agosto é celebrado o Dia dos Pais, mas esse conceito tradicional vem se desmitificando ao longo dos anos

Neste domingo, 11 de agosto, é comemorado o Dia dos Pais e, na atualidade, a paternidade pode ser vivenciada de maneira plural, entre casais homoafetivos ou até mesmo por homens trans com filhos. No entanto, a conquista desse direito a pessoas LGBTQIAPN+, no Brasil, é bem recente. Foi somente em 2015, por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que casais homoafetivos foram autorizados a se habilitarem para a adoção.
Nesses quase dez anos de direito garantido, o saldo tem sido positivo. Segundo uma reportagem do Jornal Nacional, os casais homoafetivos ajudaram a dobrar o número de adoções no Brasil. Ainda de acordo com a matéria, nos últimos quatro anos, o número geral de adoções aumentou 113%.
Para celebrar este Dia dos Pais, a reportagem do Portal Umbu selecionou alguns perfis no Instagram de casais homoafetivos que criam conteúdos sobre suas famílias. Através de vídeos bem-humorados, esses casais compartilham suas rotinas e mostram os perrengues na criação de seus filhos. Confira:
Rafa César e Luke Vidal:
Com bastante humor, os pais @eurafacesar e @sigaluke compartilham os perrengues e a rotina da paternidade.
Família Pessoa Tardivo:
Os papais Tiago Pessoa e Paulo Tardivo tem dois filhos e no perfil @familiapessoatardivo a família compartilha vídeos sobre paternidade, humor e a importância da adoção tardia.
Carlos e Lucas – Pais de 3:
No perfil @paisde3, os pais dos irmãos Kawã, Edgar e Ketlin, o casal Carlos e Lucas, mostra o cotidiano da família e destaca a importância da adoção.
2 pais 2 bes – Carlos e Wilson:
O casal Carlos e Wilson do perfil @2pais2bes relatam, através, de vídeos com humor a rotina dos pequenos Ian e Gael.
Robert e Gustavo:
No perfil @2depais, o casal de criadores de conteúdo, Robert e Gustavo dividem com seus seguidores o cotidiano da família. O casal é pais dos gêmeos, Marc e Maya.