
CEO da Pittaco Consultoria, Cáren Cruz assina o primeiro portal baiano de diversidade, cultura e estética, com foco em linguagem visual afrodiaspórica. O lançamento acontece nesta sexta-feira, 15, à partir das 18h, com direito à pocket talks, DJ e coquetéis.
O Palacete Tira-Chapéu recebe nesta sexta-feira (15) a cerimônia oficial de lançamento do “Portal Pittaco”, primeiro portal da Bahia que traz diversidade, cultura e estética, com foco em linguagem visual afrodiaspórica. Assinado pela relações-públicas Cáren Cruz, participante da 9º temporada do Shark Tank Brasil e especialista em Imagem Identitária, o evento promete reunir cerca de 100 convidados, à partir das 18h, em uma noite especial de valorização cultural e fortalecimento da representatividade negra na comunicação.
Apostando no ineditismo e importância do portal diaspórico, o evento contará com autoridades, influencers, amigos, parceiros e membros da imprensa baiana, em uma cerimônia fechada com direito à comidas e bebidas “all inclusive”, estacionamento com manobrista, pocket talks, experiências artísticas, apresentação cultural, coquetel e DJ. Na ocasião, a CEO da Pittaco Consultoria, Cáren Cruz, celebra os 16 anos da marca que carrega a sua assinatura, ao lado do lançamento de um portal inovador voltado aos soteropolitanos.
À frente do projeto, Cáren conduz a noite com a apresentação de curadores, colunistas, editorias e identidade visual do “Portal Pittaco”, levando em primeira mão a experiência das estéticas narrativas e protagonismo baiano. Criando um espaço de pertencimento, identidade e potência, a relações-públicas pretende democratizar todo o acesso ao conteúdo da “Pittaco”, levando informação e conectando marcas, leitores e criadores de conteúdo, de maneira estratégica e inovadora.
“Com editorias próprias, o ‘Portal Pittaco’ inaugura a primeira plataforma baiana focada em imagem identitária, cultura, moda e comunicação com linguagem visual negra. Nessa primeira fase, abriremos espaço para colunistas e matérias especiais que tratem sobre comportamento, empreendedorismo, consumo consciente, ancestralidade e estilo. Nós chegamos para posicionar a estética negra da Bahia como referência global em autenticidade, inovação e ancestralidade, tornando o portal uma vitrine de exportação simbólica da nossa cultura para o mundo”, explica a CEO.
Até às 21h, os convidados poderão curtir com exclusividade um espaço de confraternização e informação, apresentando também a chegada do podcast “PodPittacar”, que será integrado ao projeto. Ao longo dos meses, o conteúdo terá ampla distribuição via Spotify, Deezer, Apple Podcasts e Google Podcasts, com episódios quinzenais e temáticas voltadas ao portal. Segundo Cáren, a expectativa é levar especialistas, criativas e intelectuais baianas, lideranças negras e formadores de opinião.
Associado à temática do projeto, o “Portal Pittaco” contará com uma line de colunistas fixos e convidados, em uma plataforma de ideias, presença e representatividade. O novo “concept” de informação da Bahia contará também com uma newsletter semanal, atuando ainda com a promoção de eventos e ativações presenciais. De acordo com a Investida no Shark Tank Brasil, o portal chega para reforçar a presença estratégica de vozes negras no ambiente digital, promovendo conteúdos autorais e fortalecendo a interlocução entre cultura, imagem e políticas afirmativas.
“Nossa atuação se dará como um canal influente na construção de narrativas que impactam a forma como pessoas negras se veem e são vistas, com o chamamento de colunistas, entrevistas e editoriais que abordam moda, política do corpo, estilo de vida e comportamento sob uma perspectiva decolonial. Nosso objetivo é ampliar a circulação e a valorização de profissionais e marcas negras do setor criativo [moda, beleza, arte, design], gerando visibilidade, oportunidade e negócios dentro da lógica do afrofuturismo e da sustentabilidade”, conclui a Consultora de Imagem.
Atuando como CEO e fundadora da Pittaco Consultoria, Cáren Cruz assume a missão de transformar a maneira como as pessoas negras se veem e são vistas na Bahia e no mundo, assinando o “Portal Pittaco” como uma ferramenta potente de visibilidade preta e ancestral, em uma cena carente de produtos voltados ao público afro-brasileiro e diaspórico.
Serviço
[Lançamento do ‘Portal Pittaco’ no Palacete Tira-Chapéu]
Onde: Palacete Tira-Chapéu – rua Tira-Chapéu, R. Chile, 1 – c – Centro Histórico, Salvador – BA, 40020-000
Quando: 15 de agosto, sexta-feira
Horário: a partir das 18h
Evento para convidados
Sobre Cáren Cruz
Cáren Cruz é Comunicóloga, especializada em Relações Públicas e Marketing e possui MBA em Gerenciamento de Projetos e Políticas Públicas. Como Palestrante, Mentora de Negócios e Consultora de Imagem Identitária, que foge dos moldes tradicionais da consultoria de imagem, Cáren se destaca como especialista em pele negra e foi recentemente investida no Shark Tank Brasil para impulsionar o App Pittaco e a Pittaco Academy, produtos digitais que integram tecnologia e IA para redefinir os estereótipos das pessoas negras principalmente em ambiente corporativo. O investimento contou com o apoio das sharks Monique Evelle, Carol Paiffer e Cláudia Rosa, tornando Cáren a segunda baiana negra a receber esse aporte.
Sobre a Pittaco Consultoria
Fundada por Cáren Cruz, a Pittaco é reconhecida por sua abordagem inovadora, que integra uma consultoria de imagem robusta com uma presença abrangente nas redes sociais, alinhando a comunicação dos clientes às últimas tecnologias. Com 17 anos de trajetória no mercado, Cáren aprofunda sua expertise em relações públicas e cerimonial de eventos, garantindo que cada projeto seja executado com excelência. Optar pela Pittaco Consultoria significa investir em uma parceria que não só eleva a imagem e a comunicação, mas também reforça a posição institucional em eventos e interações públicas, assegurando um impacto duradouro e significativo.