Aliado do Governo, Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, denuncia veto a sua participação em evento com Lula na Bahia
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) acusou o Ministro da Casa Civil, Rui Costa, de vetar a presença dos militantes em evento com Lula. A solenidade com o presidente foi realizada nesta quinta-feira (11) na Arena Fonte Nova, em Salvador. O veto ao movimento foi denunciado pelo deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), que é ligado aos movimentos na luta pela reforma agrária.
O deputado confirmou o veto, em conversa com o jornal Folha de S. Paulo e afirmou que Rui Costa informou que a presença dos sem-terra no evento criaria constrangimento. Em nota enviada à imprensa, Rui Costa negou que tenha vetado a participação dos sem-terra no ato.
Lula lançou com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), o Brasil Participativo, plataforma digital que possibilita a participação da sociedade civil nas decisões acerca dos investimentos dos recursos da União. A solenidade contou com a participação de sindicalistas e movimentos sociais.
Entenda a polêmica
Ao longo do mês de abril, o MST realizou uma série de invasões a propriedades rurais e prédios públicos. Em Belo Horizonte (MG), os militantes ocuparam a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Foram registradas invasões em outras capitais como São Luís, Fortaleza, Natal e Porto Alegre.
No dia 26 de abril, o Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) realizou a leitura do requerimento para a criação da CPI que visa investigar as invasões do MST. A iniciativa ocorreu em meio a pressão feita pela bancada ruralista pela instalação da comissão.




