Inscrições estão abertas até domingo (22) para atividades que acontecem em agosto, em Salvador

Estão abertas as inscrições gratuitas para as atividades livres da primeira Escola Brasileira de Pensamento Decolonial (EBPD), em homenagem aos 100 anos de Frantz Fanon e aos 90 anos de Lélia Gonzalez. A iniciativa é uma ação de extensão com atividades presenciais de 25 a 30 de agosto, em Salvador (BA).
Inspirada nos legados de Lélia Gonzalez e Frantz Fanon, a primeira edição tem como tema “Desaprendizagem do Legado Racista em Territórios Amefricanos”, que visa aprofundar o debate sobre a colonialidade. A proposta é realizada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb).
O curso é voltado à crítica ao legado racista e ao estudo das complexidades étnico-raciais brasileiras, com foco na formação de lideranças comunitárias, estudantes e integrantes de movimentos sociais. A proposta visa fortalecer a luta por uma educação antirracista no ensino superior.
A programação inclui wokshops, conferências e oficinas comunitárias com temáticas sobre epistemologia decolonial, territorialidades afrodiaspóricas, intelectualidades negras, quilombolas e indígenas, além das especificidades do colonialismo português no Brasil.
Com destaque para as oficinas comunitárias que serão atividades teóricas e práticas com vivências fora da universidade, em espaços como a ocupação do Movimento Sem Teto da Bahia, no Centro de Salvador, o Acervo da Laje, no Subúrbio Ferroviário, e o território cigano de Camaçari.
A instituição também disponibiliza uma biblioteca virtual com textos de referência para ampliar o debate proposto. As atividades livres e os percursos formativos poderão ser aproveitados como atividades curriculares complementares por estudantes de graduação de diversos cursos.
Os interessados deem realizar a pré-inscrição para a matrícula no site.
Com informações do Portal Alma Preta.