Nas últimas três semanas epidemiológicas, houve um aumento sustentado no número de casos novos confirmados e ativos.
Na última semana do mês de outubro, a Bahia registrou a ocorrência de 645 casos de Covid-19, segundo dados publicados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP) da Secretaria de Saúde Estadual da Bahia (Sesab). Por conta da situação, um alerta foi publicado em boletim, com o objetivo de conter o avanço da doença.
De acordo com a Sesab, no estado da Bahia, até o dia 27 de outubro de 2023 foram confirmados 1.808.176 casos e 31.738 óbitos pela enfermidade. Os 645 casos registrados na Semana Epidemiológica 43/2023, representam um aumento de 131,2% em relação à semana anterior, quando foram registrados 279 casos. Nas últimas três semanas epidemiológicas, houve um aumento sustentado no número de casos novos confirmados e ativos.
O estado, conforme a publicação, registrou uma média de 25 casos por dia, entre o período de 30/07/2023 a 02/09/2023. No entanto, entre 24/09/2023 a 28/10/2023 foi registrado uma média de 45 casos por dia. Na variação média de casos novos nos últimos 15 dias, foi observado um incremento de 335,8% no dia 27/10/2023.
“Temos percebido que, sim, estamos com a alta de casos, mas sem agravamento, pelo menos não em grande quantidade. Os casos excepcionais que estão agravando, a gente identifica que são pessoas que não completaram o ciclo vacinal”, declarou a vice-prefeita e secretária municipal da Saúde, Ana Paula Matos (PDT), em entrevista coletiva nesta sexta-feira (3)
A Sesab ressaltou que esta análise da variação média é importante porque evita a interferência de situações pontuais específicas no processamento dos dados, como, por exemplo, o represamento das notificações devido ao feriado do dia 12/10, visto que muitos municípios decretaram ponto facultativo no dia 13/10.
Como forma de contornar a situação, a vice-prefeita revelou que a estratégia adotada pela pasta tem sido a ampliação do acesso, “vacinando nas comunidades, nos terreiros, nas igrejas, onde tiver agrupamento. Onde nos chamam, a gente está indo. Estamos buscando ter estratégias de ampliação do acesso”.
Ana Paula fez um apelo à população a respeito da conclusão do ciclo vacinal. “Se você não completou seu ciclo vacinal, por favor, se vacine, principalmente com a bivalente. Está muito claro para a gente que a Covid de fato aumentou, mas as pessoas que estão com o ciclo completo, elas não estão agravando”, declarou.



