Coletivo defende maior representação afrodescendente nos espaços de poder
Integrantes do grupo Black Ordem da Bahia foram recebidos na segunda-feira, 18, no Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), em Brasília. O presidente do CFOAB, Beto Simonetti, e a presidente da OAB-BA, Daniela Borges, acolheram a comitiva que assistiu a sessão do Pleno.
A visita foi de grande importância para o grupo, criado para mostrar a força da representatividade negra na advocacia e ampliar a presença de advogadas e advogados negros em espaços como o Conselho Federal da OAB. A conselheira federal (BA) e secretária-adjunta da Comissão Nacional de Promoção da Igualdade, Silvia Cerqueira, recepcionou a comitiva.
“O CFOAB receber esse grupo da advocacia negra hoje significa que a nossa instituição está no caminho certo: o da inclusão e respeito à diversidade”, afirmou Silvia. “Lembro que 15 anos atrás entrava nesse plenário sozinha e hoje compartilho esse espaço com mais de 15 advogadas e advogados. Viva a nossa OAB.”
O conselheiro seccional da OAB-BA Julio Vilela e o membro da Comissão Especial de Trânsito da OAB Nacional Danilo Costa, coordenadores do coletivo, foram responsáveis por organizar a vinda da comitiva à sessão do Conselho Pleno.
No grupo, também estavam os conselheiros da seccional Jessica Coimbra Santos e Carlos Alberto Nascimento Sampaio. “Muitas vezes o advogado acha que a nossa casa (OAB) está distante dele, mas na verdade não está”, afirmou Jessica. A comitiva contou com mais 13 advogadas e advogados que integram o grupo Black Ordem.