Espetáculo retrata a valorização da Bahia no desfecho para tornar o Brasil uma nação independente
Após dez anos da primeira apresentação, o musical “2 de Julho – A Ópera da Independência” terá como palco a Concha Acústica do Teatro Castro Alves nos dias 21 e 22 de julho, às 19h.
A entrada é franca e os ingressos serão disponibilizados pelo Sympla e pela bilheteria do TCA a partir desta quarta-feira (19).
O espetáculo retrata a valorização da Bahia no desfecho para tornar o Brasil uma nação independente. No elenco, atores e atrizes dão vida aos heróis e heroínas da liberdade. Como narrador onisciente dos acontecimentos, estará Castro Alves.
Segundo Cleise Mendes, autora do livro em que foi baseada a montagem, a luta pela independência do Brasil abrangia a luta dos negros escravizados pela libertação. “O título do texto ‘2 de Julho – A Carta de Alforria’ já dá uma pista do recorte dado à peça”, antecipa a dramaturga.
Ela frisa que buscou dar destaque não só aos personagens já conhecidos, mas também aos combatentes anônimos. “Foram tropas de gente cansada e faminta, que deram a vida pela nossa independência. Todos lutaram e tiveram parte nessa vitória final”, explica Cleise.
“2 de Julho – A Ópera da Independência” é a mais recente obra incorporada ao Projeto Teatros do Tempo, comandado pelo ator e produtor Dody Só.
A montagem atual é uma iniciativa do Governo da Bahia através da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), integrando o Plano de Ações em comemoração do Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, com apoio cultural das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), Bonfim Têxtil e do Centro Técnico do TCA.
SERVIÇO
Espetáculo musical 2 de Julho – A Ópera da Independência
Quando? 21 e 22 de julho (sexta e sábado), às 19h
Onde? Concha Acústica do Teatro Castro Alves (TCA)
Quanto? Gratuito