Iniciativa do programa MobSUAS visa dar mais mobilidade a equipes do SUAS e ampliar o acesso de usuários aos serviços, especialmente em áreas de difícil acesso.

Foto: Amanda Ercília
O Governo da Bahia entregou, nesta sexta-feira (16), 70 veículos a municípios baianos para reforçar a estrutura do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A ação, parte da primeira fase do programa MobSUAS Bahia, representa um investimento de aproximadamente R$ 7 milhões e visa garantir que as equipes de assistência social tenham melhores condições de trabalho para chegar até a população mais vulnerável.
Durante a cerimônia no Pelourinho, o governador Jerônimo Rodrigues destacou que a iniciativa é um marco na estruturação da assistência social no estado. “Nenhum estado brasileiro está fazendo ou fez uma entrega como esta. A assistência social vem ocupando um espaço importante e, portanto, nós estamos estruturando o sistema único de assistência social em cada município”, afirmou.
Os veículos, adquiridos com apoio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), serão usados exclusivamente pelas equipes dos CRAS, CREAS e outras unidades socioassistenciais para o deslocamento em suas atividades e para ampliar o acesso de usuários aos serviços públicos. Entre os municípios beneficiados na primeira fase estão Ruy Barbosa, Santa Cruz Cabrália, Rodelas, Presidente Tancredo Neves e Amélia Rodrigues.
Mais do que veículos, um pacto pela proteção social
Para a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis, a entrega simboliza o fortalecimento da presença do SUAS nos territórios. “Trata-se da capacidade de um sistema do porte da Bahia, que abrange todos os nossos municípios. Estamos presentes com os CRAS, os CREAS, as unidades de acolhimento e as ações de proteção às mulheres e aos idosos. São condições de trabalho para incluir o nosso povo na proteção social”, ressaltou.
A iniciativa faz parte do Pacto de Aprimoramento do SUAS, que estabelece metas para qualificar os serviços e ampliar a atenção às populações vulneráveis em todos os territórios baianos.
O impacto direto na ponta foi destacado por gestores municipais presentes no evento. “Hoje é um dia de gratidão. Esse carro vai nos ajudar muito, o nosso município é muito extenso e vai facilitar o deslocamento de pessoas vulneráveis”, destacou o prefeito de Oliveira dos Brejinhos, Ferrugem.
A nova frota reforça a rede socioassistencial da Bahia, que já conta com mais de 1,7 mil equipamentos e serviços. O objetivo é potencializar a atuação de equipes itinerantes e fortalecer a proteção social em regiões mais afastadas dos centros urbanos.


