...

Portal UMBU

Com edição única em 2024, Sisu abrirá inscrições em 22 de janeiro

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), programa que viabiliza a entrada de estudantes no ensino superior em instituições públicas, passará por mudança em 2024. Pela primeira vez, a plataforma terá apenas uma edição, que acontecerá já em janeiro.

No novo ano, não haverá uma segunda etapa do processo, que acontecia tradicionalmente no meio do ano, entre os semestres. Deste modo, os candidatos concorrerão simultaneamente a vagas de cursos cujas aulas começarão tanto no primeiro quanto no segundo semestre de 2024.

O participante, no entanto, não poderá escolher em qual semestre iniciará seus estudos, sendo essa uma decisão que caberá à universidade, por meio da ordem da lista de classificação.

Conforme edital divulgado na última sexta-feira (29), participam do processo os estudantes que participaram do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) realizado em 2023 e tiraram nota acima de zero na redação, que devem se cadastrar entre os dias 22 e 25 de janeiro de 2024.

Com previsão de matrículas para o começo de fevereiro, é válido salientar que, mesmo os candidatos que forem aprovados para o 2º semestre do novo ano, devem seguir o ordenado e realizar a matrícula no mesmo período.

No ato de inscrição, o candidato deverá selecionar até duas opções de vaga, que podem ser alteradas quantas vezes ele quiser, desde que no período estabelecido para inscrição.

Quanto às cotas, apesar de continuarem valendo para os grupos determinados (seguindo critérios de raça, como negros e indígenas, ou econômicos, como população baixa renda), em 2024 o Sisu apresenta como mudança a inclusão da etapa de ampla concorrência para todos antes do benefício.

Caso o candidato não alcance as notas na ampla concorrência, mas seja membro de um dos grupos aptos a concorrer pelas cotas, continuará no processo.

Com isso, se uma pessoa autodeclarada preta, por exemplo, tirar uma nota mais alta que a exigida na ampla concorrência, será aprovada sem as cotas e permitirá a entrada de outro estudante pelo sistema.

Até o Sisu 2023, quem tinha direito às cotas já participava, desde o início, de uma classificação à parte, separada da ampla concorrência.

Cronograma

Inscrições: de 22 a 25 de janeiro de 2024

Resultados da 1ª chamada: 30 de janeiro de 2024

Matrículas: 1º a 7 de fevereiro de 2024

Participação na lista de espera: manifestar interesse entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro de 2024

Resultado das listas de espera: datas serão definidas por cada universidade

Com informações do portal g1.

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo