Operação realizada na véspera da Lavagem do Bonfim retirou do mercado produtos com prazo de validade vencido, garantindo a segurança dos consumidores.

Foto: Bruno Concha
Uma operação de fiscalização realizada pela Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) resultou na apreensão de mais de 2,5 mil unidades de bebidas impróprias para o consumo no bairro da Ribeira, em Salvador. A ação, que ocorreu na última quinta-feira (8), teve como foco coibir a venda de produtos com prazo de validade vencido.
No total, foram apreendidas 198 garrafas de cerveja de um litro, 2.228 latas de cerveja (correspondentes a 211 packs) e 145 garrafas de outras bebidas, como refrigerantes e água mineral. A maior parte do material apresentava irregularidades que representavam um risco direto à saúde do consumidor.
A fiscalização aconteceu na semana que antecede a tradicional Lavagem do Bonfim, um período de grande movimentação e aumento do comércio na região da Cidade Baixa. A retirada preventiva das mercadorias do mercado reforça o trabalho da Codecon e de outros órgãos para garantir a segurança alimentar durante o evento.
“A fiscalização é fundamental para impedir que produtos vencidos ou em condições inadequadas cheguem ao consumidor. Nosso trabalho é preventivo e busca garantir que eventos de grande porte, como a Lavagem do Bonfim, aconteçam com mais segurança, respeito e responsabilidade com a população”, destacou o diretor da Codecon, Marcelo Carvalho.


