Com mais de 150 horas, o Circuito Mestre Bimba vem se consolidando em 2025 como o maior Carnaval de bairro da capital baiana

Conhecido por ser um bairro formado por terras que antes abrigavam uma grande fazenda, o Nordeste de Amaralina abriga hoje cerca de 21.900 habitantes em Salvador. Agregando bairros como Santa Cruz, Chapada do Rio Vermelho e Vale das Pedrinhas, o Carnaval do Circuito Mestre Bimba, localizado no Nordeste de Amaralina aconteceu de 26 de fevereiro a 04 de março. O evento contou com o apoio do Governo do Estado para garantir a estrutura de blocos de Afoxé, samba, capoeira e grupos travestidos, beneficiando moradores, turistas e pessoas de outras regiões de Salvador que curtem a programação durante a folia momesca.
Blocos tradicionais como Os Tolhas, As Merendas e Zum Zum Zum, além do Arrastão Favelinha Kids, fazem parte da grade das atrações do circuito que leva o nome de Mestre Bimba e é reconhecido desde 2015 pelo Conselho Municipal do Carnaval e Outras Festas Populares de Salvador (Comcar).
Com um circuito de apenas um quilômetro, que vai da Rua Norte até a Rua do Sítio Caruano, o trajeto de atrações culturais no bairro do Nordeste de Amaralina já existia desde 2004, antes da oficialização do seu nome.
Sempre se destacando através da luta pela cultura local, seus talentos e igualdade de oportunidades nos serviços públicos de intermediação de mão de obra, segurança pública e saúde pública de qualidade, a população do Nordeste de Amaralina é formada por potências culturais, como é são os casos da figura representativa da assessora parlamentar e mulher trans, Paulete Furacão e Dona Dete, que aos 93 anos não perde a oportunidade de curtir os bloquinhos do Circuito Mestre Bimba.
Com mais de 150 horas de transmissão oficial no canal YouTube do portal website Nordestesou (NES) ,fundado em 2011, o Circuito Mestre Bimba vem se consolidando em 2025 como o maior Carnaval de bairro da capital baiana.
A programação começou às 18h, com o desfile do Núcleo de Capoeira do Nordeste de Amaralina (Nucana), bloco que abre a folia, exaltando um dos maiores símbolos culturais do bairro e de todo o estado.
Em 2025, entre as atrações, se apresentaram o Bloco da Prevenção, Suingue Magia, As Donzelas, Sedução Samba, Canibais, Complexo do Samba e Bamboxê. Ao todo, 73 blocos desfilam durante os sete dias oficiais de festa no bairro. A saída das agremiações ocorreu no final de linha e foi até a altura do Hotel Lotus, em um percurso de um quilômetro. Alguns bloquinhos retornaram para o final de linha e outros fizeram o percurso inverso.
*Texto escrito por Patrícia Bernardes Sousa, jornalista e mobilizadora de projetos de Impacto Social na Bahia.