...

Portal UMBU

Cintura de mola, boca de sacola

Alguém precisa dar um freio numa galera que parece ter esquecido que há hora e lugar, para tudo. Na pista de dança da política, teve gente falando “o que quis” para ouvir “o que não quis” e quem achou que estava lacrando, mas acabou sendo embalado para viagem

Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Wagner surpreso 

Me pareceu que o senador Jaques Wagner ficou surpreso com os mais de 300 pré-candidatos à Câmara Municipal de Salvador que compareceram ao encontro com o vice- governador, na noite desta quinta-feira (23). Como resolvi me infiltrar no evento, acabei atrasando a coluna desta semana. Vi o senador petista feliz com a multidão, porém insatisfeito com a falta de organização do ato.

Dancinha

A assessoria de Geraldinho até tentou esconder e não postou absolutamente nada nas redes sociais, mas eu estava lá e vi o vice-governador dançar até o chão, junto com o senador Wagner. Uma cena deveras inusitada, mas que foi condenada até mesmo pela ex-primeira-dama, que, convenhamos, é super descontraída e progressista. Mas ela tem bom senso, né? Os grupos do zap que vão gostar do novo pack de figurinhas.

Agora, não tem como achar que essa dancinha agrega algo ao MDBista, que é visto e entendido muitas vezes como um grande fanfarrão. Pelo visto, a assessoria do pré-candidato à prefeitura da cidade da Bahia ainda não teve coragem de dar a real a ele sobre essa situação…  Ele continua empenhado em passar uma imagem estranha.

Bruno imperador
Foto: Betto Jr./Secom PMS

Do outro lado, o prefeito segue usando e abusando da comunicação. Sem fazer absolutamente nada de relevante na área ambiental, toda hora conquista um novo selo de “cidade sustentável” para a Prefeitura de Salvador. Resta saber quem está por trás das tais cidades resilientes… se for mexer, vai encontrar o ex-prefeito ACM Neto. A última grande medida de Bruno Reis foi anunciar, durante evento promovido pelo super aliado Jornal Correio, a extinção dos copos plásticos na administração municipal. Pronto, o homem resolveu o problema do aquecimento global e das mudanças climáticas. Como ele mesmo disse, Salvador nunca esteve tão preparada… vai vendo! Certo ou errado, na comunicação, Bruno segue reinando.

Calado é um poeta

Por falar na Prefeitura, o secretário de Cultura de Salvador, merecia receber o prêmio “Fique na sua” do mês de maio, que eu acabei de inventar. O gestor teve a coragem de abrir a boca para dizer, esta semana, que a capital baiana não tem público (nem ticket médio) para receber shows internacionais…. Mas Quitéria, você discorda dele? Não interessa! O certo é o ditado: em boca fechada não entra mosca. E ponto final. 

Haddad brilhou

Não tem palavra que defina o show que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deu esta semana ao responder um deputado federal de m…, que eu prefiro nem dizer o nome. Como palavras não são suficientes, eu compartilho com vocês o vídeo com a aula que o ex-prefeito de São Paulo deu publicamente, humilhando o deputadozinho de quinta categoria. Vai servir de lição para outros lacradores da mesma espécie do deputado? Não, mas a gente comemora e compartilha o vídeo com esse momento inesquecível da política brasileira para o deleite de quem sabe e acredita na cultura.

Otários

O deputado em questão é uma das maiores referências de um exército de babacas que acham que fazem política ao apontarem seus celulares para outros políticos. Esta semana, o pré-candidato a prefeito de Camaçari pelo PT, Luiz Caetano, foi vítima de um desses soldados. Ao ser abordado na área gourmet do Salvador Shopping, Caetano ficou desconcertado e demonstrou bastante irritação. Deu pra ver que faltou pouco para reagir de forma mais agressiva, mas o petista conseguiu segurar a onda e fez a pergunta de milhões: “quem é você, otário?” A resposta é automática e eu prefiro nem reproduzir aqui, porque nosso querido Umbu não vai dar o mole de responder a processo de gente que não merecia nem ser citado aqui. 

E por falar em…

E por falar em processo… a revista Piauí não foi ameaçada por jornalistas denunciados em um esquema de desvio de dinheiro que utilizou uma emissora de TV de Salvador? Eu fiquei bestificada quando li “se meu nome for citado, vou processar você [o jornalista responsável pela apuração] e o veículo”, afinal, é como se fosse um oroboros, aquela cobra que come a própria cauda, sabe?. Coincidentemente, a matéria foi publicada só um dia depois que o Supremo Tribunal Federal reconheceu o chamado “assédio judicial” contra jornalistas e veículos de imprensa. Agora, fica mais explícita ainda a ilegalidade do ajuizamento de várias ações judiciais contra a liberdade de imprensa. Eu vou ficar aqui, de butuca, só observando os passos da comunicação, torcendo para que ela se torne cada vez mais justa e democrática.

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo