Atividades são realizada para estudantes e público geral
Amanhã (28), em celebração aos 200 anos de consolidação de Independência, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBa), através da Fundação Pedro Calmon (FPC), em parceria com a TV Pelourinho, realiza atividades voltadas para estudantes e público geral, a partir das 14h.
Na programação será exibido o documentário “Bicentenário de Independência: Heróis e Heroínas da Liberdade”, na Sala Walter da Silveira, e a apresentação teatral “Dois do Sete”, que acontecerá no quadrilátero da Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB).
Com duração de 50 minutos, o filme faz uma viagem à Brasília para apresentar ao público o Livro de Aço onde estão registrados os nomes de homens e mulheres reconhecidos oficialmente como heróis e heroínas da pátria. Da capital federal, a narrativa voa para o interior da Bahia, onde historiadores e pesquisadores contam como cada personalidade que aparece no livro deixou sua marca na luta pela liberdade.
“Este é um convite para que jovens e toda população participem de uma formação lúdica sobre a relevância do Bicentenário de Independência”, destaca Vladimir Pinheiro, Diretor Geral da FPC.
“É uma oportunidade também de convocar estudantes, professores e unidades escolares para participar da nossa 7ª edição do Concurso para Escritores Escolares, que se centra nas celebrações dos 200 anos e que propõe ressignificar a memória baiana”, afirma.
A partir das 16h, no quadrilátero da Biblioteca Central, acontece a apresentação do espetáculo teatral “Dois do Sete”. A peça propõe uma reflexão sobre os fatos e acontecimentos que antecederam e sucederam a proclamação e conquista da Independência do Brasil. Destacando o protagonismo de negros e indígenas, estabelecendo um paralelo pragmático entre o aclamado e o silenciado.
Criado coletivamente pelos voluntários da TV Pelourinho, inspirado pelo Projeto Querino, podcast do jornalista Tiago Rogero, “Dois do Sete” redimensiona a contribuição de negros, indígenas e caboclos. A peça conta com artistas consagrados da cena cultural baiana: Aloísio Meneses, do Cortejo Afro; Edivânia Carvalho, do Bando de Teatro Olodum; Caco Monteiro, do Circo Troca de Segredos; Lia Chaves, a Blues Woman Baiana; e, Lyu Arisson, ex integrante do Balé Folclórico da Bahia e atual diretor de produção da TV Pelourinho.
Na trilha sonora, canções de Jorge Benjor, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Carlinhos Brown, interpretadas por Lia Chaves e Aloísio Menezes e o jovem multi-instrumentista e mais nova revelação da TV Pelourinho, o jovem Deco Menezes , embalados pela batida inconfundível do Olodum.
Na direção, Luiz Salem, ator, autor e diretor de projeção nacional e atualmente responsável pelo setor criativo e artístico da TV Pelourinho, conta com a colaboração de Rosa Douat, fundadora, ao lado de Amir Haddad, do Grupo Tá na Rua, que desenvolve um trabalho, internacionalmente reconhecido, de pesquisa e encenação urbana.
JULHO DAS PRETAS
Ainda em comemoração ao consagrado Julho das Pretas, a Casa Marielle Franco leva ao quadrilátero da BCEB, atividades com performances e exposição de trabalhos que elevam a participação feminina nas batalhas pela consolidação da Independência do Brasil na Bahia, a partir das 17h.
SERVIÇO
200 de anos de Independência: Heróis e Heroínas da Liberdade
Quando? 28 de julho, a partir das 14h;
Onde? Sala Walter da Silveira e quadrilátero da Biblioteca Central do Estado da Bahia
Quanto? Gratuito