...

Portal UMBU

Cidade baiana sediará fórum internacional sobre conservação de áreas de manguezais

Evento acontecerá de 17 a 20 de outubro na cidade de Maragojipe

Com o objetivo de discutir mecanismos práticos de conservação de áreas de manguezais, o Global Mangue – Fórum Internacional de Educação Ambiental em Áreas de Manguezais reunirá cientistas, comunidades tradicionais, docentes, rede estadual e municipal de ensino, universitários, agentes governamentais e sociedade civil, de 17 a 20 de outubro de 2023, em Maragojipe, cidade do Recôncavo Baiano, considerada a capital nacional dos Manguezais.

O público que tiver interesse em participar do evento pode se inscrever de forma gratuita e online, pelo www.globalmangue.org. O principal objetivo da iniciativa é avaliar a realidade ambiental e discutir os principais desafios ecológicos e sociais em nível local, regional e global, com foco na proposição de programas e ações que promovam a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável em áreas de manguezais.

A cerimônia de abertura será no dia 17 de outubro, às 09h, na Fundação Vovó do Mangue, realizadora do fórum, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do Governo da Bahia e a Prefeitura de Maragojipe. O evento conta com o apoio institucional do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e está inserido no programa Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas.

Contando com painéis expositivos, palestras, feira de inovações, mostras e apresentações multiculturais, o Global Mangue apresentará discussões sobre educação ambiental, sustentabilidade, comunidades tradicionais, conservação dos manguezais, carbono azul e mudanças climáticas, de forma a indicar ideias e argumentos para desenvolvimento de medidas sustentáveis de preservação aos manguezais.

O fórum vai marcar ainda a comemoração dos 30 anos do Primeiro Encontro Nacional de Educação Ambiental em Áreas de Manguezais, que também aconteceu em Maragojipe, em 1993. O ENEEAN reuniu professores, gestores públicos e representantes de empresas, organizações não governamentais e comunidades tradicionais e foi um importante passo para a difusão da educação ambiental e do conceito de desenvolvimento sustentável.

A Fundação Vovó do Mangue foi criada em 8 de maio de 1997, tendo como finalidade a preservação do meio ambiente, a defesa dos direitos sociais e a valorização da educação e da cultura. Desde o seu início, a instituição desenvolve diversas ações de cunho socioambiental. Por mais de 26 anos, esta organização vem desenvolvendo projetos em diversas áreas de atuação, com atividades sociais, culturais, esportivas, educativas e ambientais, em parceria com governos, empresas e outras entidades.

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo