Cerimônia aconteceu com o uso de uma chama reserva devido ao tempo nublado

Faltando 101 dias para o começo da Olímpiada de Paris, a cerimônia de acendimento da chama olímpica foi realizada nesta terça-feira (16), em Olímpia, Grécia. A chama foi acesa no sítio arqueológico da cidade, em frente às ruínas do templo de Hera, a rainha dos deuses gregos.
Normalmente, uma atriz representa a alta sacerdotisa e utiliza um recipiente parabólico, conhecido como Skaphia, para refletir raios solares para acender a chama. Porém, com o tempo nublado, o processo fugiu do tradicional e foi realizado com uma chama reserva conservada desde o ensaio geral de ontem (15).
Confira a cerimônia:
A chama segue até o Coubertin Grove, um memorial que abriga a Academia Olímpica Internacional, em Olímpia, dando início a um revezamento com 550 pessoas durante 11 dias, ao longo de 5.000km até a capital grega, Atenas, no Estádio Panatenaico. Depois, a pira olímpica seguirá para a França, chegando em Marselha no dia 8 de maio. A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris acontecerá em 26 de julho.
Mais de 10 mil pessoas conduzirão a tocha neste processo. Entre eles o remador grego Stéfanos Doúskos, primeiro condutor da tocha que foi medalha de ouro do skiff simples, em Tóquio.
No porto grego do Pireu, a chama embarcará em 26 de abril com destino a Marselha, sudeste da França, cidade em que chegará no dia 8 de maio.
O símbolo dos Jogos Olímpicos percorrerá toda a França, passando pelas Antilhas e Polinésia Francesa.
O revezamento terá 68 etapas, percorrerá 400 cidades francesas e territórios ultramarinos como a Guiana Francesa, Nova Caledônia, Reunião, Martinica, Polinésia Francesa e Guadalupe.
Com informações de AFP e CNN.