...

Portal UMBU

Centro Histórico de Salvador recebe arraiá gratuito nesta semana

Arraiá da Moraes marca início dos festejos juninos no Largo Quincas Berro D’Água, no Pelourinho

Foto: Divulgação.

O mês de junho mal começou, mas o espírito de festejo junino do povo baiano está a todo o vapor, as decorações que já foram espalhadas pela cidade para comemorar o São João.

A festa chama a atenção de moradores e turistas devido a sua rica tradição e distinta identidade, se destacando dos demais feriados por apresentar um conjunto específico de características culturais, gastronômicas e sociais.

Fazendo parte da tradição no nordeste brasileiro, é claro que a Bahia não deixa nada a desejar nos preparativos e na realização, a reportagem da Tribuna da Bahia visitou os pontos turísticos ao redor do Largo Terreiro de Jesus, no Pelourinho, para ver a movimentação de pessoas e decoração para a festa.

“O São João é muito animado, bem movimentado. O policiamento fica melhor, o movimento fica melhor, até em relação ao comércio, é bom para a gente também.”, fala Emília Aragão, funcionária do restaurante Mariposa do Shopping do Pelô.

Já no Santo Antônio, a decoração está pronta para receber as festividades juninas. O público que se reúne para celebrar a trezena, assim como a lavagem na Igreja do Santo Antônio Além do Carmo, acaba ficando para as celebrações de São João, que acontecem agora em diversas áreas do Centro Histórico, graças à propagação cultural destes feriados.

“Trazer o São João aqui para o Santo Antônio Além do Carmo é muito importante porque não fica tudo só no Pelourinho, é um atrativo também para as pessoas poderem visitar o Santo Antônio, aproveitar esse momento da trezena e dar segmento ao São João.”, afirma Ana Virgínia, frequentadora da lavagem de Santo Antônio.

“Tem um dois ou três anos que começamos a celebrar o São João. A prefeitura tem nos dado muito apoio, aliás, é quem está fazendo a festa, né? Então para mim, está ótimo.”, diz Tânia Pastori, de 69 anos, moradora e líder comunitária.

No Santo Antônio Além do Carmo, boa parte dos moradores decidiu abrir mão de viagens, para comemorar da festa direto de casa, tornando-a mais acessível e apoiando o comércio e a economia local.

“Fez com que a comunidade deixasse de viajar, e passasse agora o São João aqui. Inclusive as pessoas ligam para mim, quando eu saio me pergunta se vai ter, porque dizem que estão deixando de viajar para passar aqui.”, conta Pastori.

Com a presença de atrações que atendem ao gosto do baiano, bem como um alcance mais amplo do feriado, a programação deste ano promete seguir durante o mês inteiro, com o evento de entrada gratuita “São João da Bahia”, que tem início no dia 20 e se prolonga até o dia 24, os festejos prometem um período junino emocionante;

SERVIÇO:

Arraiá da Moraes

Quando: Domingo (9), às 16h;

Onde: Largo Quincas Berro D`Água (Rua do Açouguinho, 12 – Pelourinho);

Gratuito.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Ir para o conteúdo