Aplicativo visa bloquear celular de forma rápida por meio de cadastro no Gov.br
O secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Capelli, publicou em seu perfil na rede social X, antigo Twitter, o registro [foto] de uma reunião do projeto Celular Seguro realizada nesta segunda-feira (18).
Reunião do projeto Celular Seguro. Tudo ajustado com a Febraban e com a Anatel, eixo principal de sustentação com o bloqueio dos aparelhos roubados (IMEI) e do acesso aos bancos. Nas próximas semanas, passaremos a bloquear também as linhas/SMS e outros Apps. Com um só clique. pic.twitter.com/v717wzmwMb
— Ricardo Cappelli (@RicardoCappelli) December 18, 2023
Com lançamento previsto para esta terça-feira (19), a iniciativa visa inutilizar celulares roubados de forma prática por meio da comunicação simultânea à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatael), bancos e operadoras de telefonia por meio de um aplicativo.
“Tudo ajustado com a Febraban e com a Anatel, eixo principal de sustentação com o bloqueio dos aparelhos roubados (IMEI) e do acesso aos bancos”, publicou Capelli, que já havia antecipado o lançamento da iniciativa no sábado (16).
Vamos lançar na próxima terça-feira uma iniciativa que transformará os celulares roubados num pedaço de metal inútil. Com apenas um clique, a vítima enviará um aviso simultaneamente para a ANATEL, para os bancos, para as operadoras de telefonia e para os demais aplicativos.
— Ricardo Cappelli (@RicardoCappelli) December 16, 2023
O intuito do Governo Federal é combater o aumento de furtos e roubos dos aparelhos, dificultando o aproveitamento dos celulares após o crime.
Nas redes sociais, o SecomVc, canal da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, publicou um tutorial de como deve funcionar a ferramenta.
Funciona assim: depois de baixar o app, a partir do seu cadastro no https://t.co/x4WqNmXEkl você insere os dados do celular que quer proteger e de uma pessoa de confiança (escolha com atenção!).
— SecomVc (@secomvc) December 18, 2023
“Em caso de roubo ou furto, bastará você acionar o sistema por um computador, ou a pessoa de confiança pelo app, que o tormento acaba na hora!”, explicou o perfil na publicação.
Foto: Reprodução/X