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Portal UMBU

Celebrando dez anos de empreendedorismo, Loo Nascimento lança Portal Dresscoração e fala sobre ancestralidade

Empreendedora, Neyzona contou ao Portal Umbu sobre sua relação com as históricas ganhandeiras

Empreendedora e referência quando se fala em moda afro-brasileira, Loo Nascimento – também conhecida como Neyzona – sempre buscou no passado as inspirações para seu trabalho, mas hoje, ela lança o portal que representa um novo passo rumo ao futuro com suas marcas Dresscoração e ILoostre.

Neste dia 25 de julho tão simbólico, Loo apresenta ao público o Portal Dresscoração para comemorar as conquistas desse projeto, que se destaca pelo seu estilo voltado para a história de diáspora e ancestralidade.

Fotos: Juh Almeida

A escolha da data não é por acaso, já que nesta terça-feira é celebrado o Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha e Dia de Tereza de Benguela, datas que possuem a finalidade de visibilizar a luta das mulheres negras contra o machismo e o racismo.

Com o Portal Dresscoração, Neyzona pretende compartilhar com os leitores suas experiências com o empreendedorismo ancestral, trajetórias e novidades das marcas.

Em entrevista ao Portal Umbu, a empreendedora chama a atenção para o pioneirismo do Dresscoração na abertura de caminhos e propagação da moda afro-brasileira.

Antes do novo site, Loo Nascimento criou, há dez anos, um blog com o mesmo nome do portal, que depois migrou para o Facebook. De acordo com a empreendedora, naquela época ela sentia falta de referências de moda afro-brasileira.

“Quando eu comecei o Dresscoração, foi numa intenção muito pessoal mesmo, lembro que eu queria me curar, pois, tinha acabado de sair de um relacionamento abusivo. Aí fiz um blog no Blogspot, que está disponível no Portal para que o público veja como tudo começou. Depois, percebi que poderia colocar mais coisas pessoais de mim neste lugar”, relata.

Ancestralidade

Idealizadora das marcas Dresscoração e ILoostre, Loo Nascimento busca trazer referências ancestrais para as suas coleções. A primeira, que dá nome ao portal, é uma marca de roupa de estética afro-brasileira com estampas e texturas que refletem a cultura diaspórica.

Sobre o conceito da marca, Loo conta: “É um movimento sobre diáspora, pessoas negras, representatividade, empoderamento, militância estética, comportamento e estilo de pessoas negras brasileiras”.

Já ILoostre, se inspira nas ganhadeiras, as primeiras mulheres empreendedoras no Brasil, que usavam suas joias como forma de comunicação e identificação visual – sobretudo os balangandãs -, compra de bens e alforrias e de acúmulo de pecúlio, já que as mesmas na época não tinham acesso a bancos para guardar seus bens.

Fotos: Juh Almeida

Para Loo Nascimento, a inspiração para confeccionar suas peças tem relação direta com a sua ancestralidade.

“No meu processo de pesquisas, eu comecei a pesquisar as ganhadeiras, que eram escravizadas de ganho, uma das mais famosas é a baiana do acarajé, onde encontramos vatapá, caruru, entre outras iguarias. Então, há dez anos eu já estava conectada com a história das ganhadeiras, que é o empreendedorismo ancestral”, explica.

De acordo com a empreendedora, as pesquisas feitas acerca das trajetórias das ganhadeiras foram motivadas pela história das joias crioulas.

“Quando eu comecei a pesquisar a história das ganhadeiras foi muito mais motivada pela história das joias crioulas, porque eu fui ao museu da Chapada e me contaram que os senhores vestiam as mulheres negras com joias para ostentar. Mas a história que não é contada por nós (negros), sempre é contada errada. Essas joias eram feitas por ourives africanos que foram trazidos de África para o Brasil, são pessoas talentosas, com amplo conhecimento de agricultura e metalurgia, eram músicos e altamente qualificados”, relata.

Conquistas

Artistas como Erykah Badu e Chimamanda Ngozi Adichie já utilizaram as joias confeccionadas pela empreendedora. Quando viu uma de suas peças no braço da escritora Chimamanda, Loo Nascimento teve a confirmação de que estava seguindo um caminho de sucesso com a sua coleção.

“Foi nessa hora que eu tive a certeza de que as joias de negona fariam um sucesso e eu queria trazer essa coisa da negona, porque, eu sou uma mulher preta retinta, e as mulheres retintas são muito marginalizadas socialmente e nós somos incríveis, porque somos a cor da nossa descendência, então eu quero sempre trazer referências que comuniquem com a minha pele retinta”, declara.

Fotos: Juh Almeida

Sobre as conquistas que tem alcançado até aqui, Loo reflete: “A ficha ainda está caindo porque a sociedade sempre dar um jeito de colocar a nossa autoestima lá embaixo. Então todo o dia quando acordo, me levantou e vou até o espelho e afirmo, dizendo que eu sou maravilhosa, incrível e importante. Nesse processo de comemoração, eu precisei organizar todas as produções que eu fiz ao longo dos dez anos do Dresscoração e relembrar de tudo foi muito emocionante”.

Seu novo portal já está disponível e pode ser acessado, através do endereço: http://www.dresscoracao.com.br .

“Esse portal é mais um sonho que se realiza, que vai ter uma linha do tempo maravilhosa, contando um pouco da nossa história. Vai ter também um processo de Dresscoração produzindo as próprias estampas, vou dar uma pausa na pesquisa de estampas, pois quero continuar nessa jornada da Dresscoração produzindo as próprias estampas e ILoostre também continua firme e forte com as joias de negona”, finaliza.

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