Obra combina narrativas lúdicas com ilustrações encantadoras, transportando os leitores para uma jornada histórica enriquecedora em aprendizado e celebração da resistência negra
No dia 24 de agosto, a atriz e escritora Cássia Valle encerrará as atividades do Mês da Igualdade com um bate-papo sobre a conquista do Prêmio Nilda Spencer e o lançamento do sarau “Black Blakinho”. O encontro será realizado às 16h, na Livraria Leitura, do Shopping da Bahia, em Salvador. Além disso, a autora também apresentará o Box “Meu Primeiro Black Power – Heroínas da Liberdade Vol. I”, publicado pela Editora Mostarda em parceria com a escritora Luciana Palmeira.
A coleção “Heroínas da Liberdade” narra as histórias inspiradoras de quatro mulheres históricas: Maria Felipa, Luíza Mahin, Maria Firmina e Zeferina, que lutaram contra a escravidão e pela liberdade do povo brasileiro, defendendo os direitos da população negra. Voltada para crianças a partir de quatro anos, a obra combina narrativas lúdicas com ilustrações encantadoras, transportando os leitores para uma jornada histórica enriquecedora de aprendizado e celebração da resistência negra.
O lançamento da coleção representa um marco na literatura infantil brasileira, oferecendo uma resposta às demandas por materiais educativos que reflitam a diversidade e a riqueza cultural do país. Segundo Cássia Valle, “a coleção ‘Heroínas da Liberdade’ chega como uma ferramenta essencial para a construção de uma sociedade mais inclusiva e consciente. Cada livro traz narrativas que empoderam as crianças negras, fortalecendo sua identidade e permitindo que elas se vejam refletidas nas páginas que leem.”
Com 34 anos de carreira dedicados às artes cênicas e ao audiovisual, Cássia Valle, que nos últimos sete anos também tem se destacado em projetos literários e culturais voltados para a valorização da identidade negra entre crianças e adolescentes, reforça a importância de iniciativas culturais que dialoguem com esse público.
“Nossas crianças precisam ter acesso às suas raízes ancestrais, ver representações positivas de sua imagem através de diferentes narrativas. A arte e a literatura são grandes ferramentas de transformação nesse sentido. De forma lúdica e leve, destacamos a beleza da cultura afro-brasileira ao mesmo tempo que promovemos uma educação antirracista”, afirma Cássia, que recentemente foi agraciada com o Prêmio Nilda Spencer, em reconhecimento à sua trajetória no teatro, literatura e audiovisual.
Destinada a crianças de todas as idades, essa coleção foi cuidadosamente elaborada para promover a diversidade, a autoestima e a celebração da identidade negra desde os primeiros anos de vida.
Programação:
Evento: Lançamento da Coleção “Meu Primeiro Black Power – Heroínas da Liberdade Vol. I”, com bate-papo e sarau “Black Blakinho”.
Quando: 24 de agosto, às 16h
Local: Livraria Leitura, do Shopping da Bahia
Sobre as autoras:
Cássia Valle e Luciana Palmeira são soteropolitanas, possuem nove livros infantojuvenis publicados e participaram de três coletâneas, incluindo “Livro Negro dos Sentidos” e “Respirar a Emergência é Essa”. Cássia foi também vencedora do Prêmio APCA 2017.