...

Portal UMBU

Casarão que abrigou Hotel Colombo desaba neste domingo em Cachoeira (18)

Prefeitura declarou que proprietários do imóvel já haviam sido sinalizados sobre os riscos do ocorrido. Parte do imóvel já havia desabado em 2019

Foto: Reprodução/Redes sociais

A infraestrutura do prédio onde funcionava o antigo Hotel Colombo, em Cachoeira, desabou na noite deste domingo (18). O espaço estava em ruínas há alguns anos e escombros atingiram um carro que estava estacionado nas proximidades, mas não deixou feridos.

O prédio, embora uma propriedade privada, era tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e estava localizado no centro de Cachoeira, no Recôncavo baiano. O casarão foi isolado após o ocorrido.

Construído inicialmente como um sobrado de dois pavimentos em frente ao Rio Paraguaçu, em 1830, o Hotel Colombo foi inaugurado com este nome em 1940, por Aurélio Bouzas. Após uma cheia do Rio Paraguaçu, em 1989, uma enchente prejudicou a cidade de Cachoeira e seus estabelecimentos, entre eles, o Hotel, que após vendas, foi fechado em 1992.

Um pedido de desapropriação, feito em 2014, para a abertura de um campus da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), só foi reconhecido em 2018, mas o então dono reivindicou pagamento, criando um impasse. Em 2019, parte do prédio caiu e uma nova discussão teve início.

Após o desabamento das ruínas neste domingo, a prefeitura de Cachoeira sinalizou que os proprietários do imóvel já haviam sido notificados sobre os riscos. Em nota, o poder municipal declarou que “diante dessa ocorrência, a Prefeitura de Cachoeira tomou todas as medidas necessárias, acionando os órgãos competentes como Coelba, Defesa Civil, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, SAMU, entre outros, para lidar com a situação da forma mais eficiente e segura possível”.

“Pedimos encarecidamente que a área do desabamento seja respeitada e isolada, a fim de garantir a segurança de todos os cidadãos e profissionais envolvidos no processo de avaliação e assistência. Contamos com a colaboração de todos nesse momento delicado”, concluiu a nota.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Ir para o conteúdo