Mostra marca a passagem dos 35 anos do espaço
A partir do dia 1º de agosto, às 18h30, a Casa do Benin – instituição que possibilita o intercâmbio sociocultural e político entre a África e o Brasil – recebe a exposição Lapso Temporal, que marca a passagem dos 35 anos do espaço.
A mostra de fotografias e documentos do Acervo Arlete Soares convida o público a um chamamento que reacende as relações entre a Bahia e o Benin. Localizado na Rua Padre Agostinho Gomes, no Pelourinho, a Casa do Benin é administrada pela Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM).
A exposição é um projeto concebido pela FGM e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), em parceria com a antropóloga Goli Guerreiro, a artista Lia Krucken e uma equipe curatorial formada por cinco artistas baianos de diversas linguagens: Álex Ígbò, Diego Araúja, Laís Machado, Rogério Felix e a própria Lia Krucken.
Esse núcleo trabalhou ao lado da fotógrafa Arlete Soares para a montagem da exposição. A expografia é de JeisiEkê de Lundu, mulher trans, artista visual, escritora e performer, e o projeto gráfico é da editora soteropolitana Duna.
Segundo Goli, o evento convida a ver e sentir os trânsitos entre o continente africano e sua diáspora e mostra os meandros do Projeto Benin-Bahia, que deu origem à Casa do Benin, em Salvador, e Casa do Brasil em Uidá, há 35 anos.
“Um projeto nascido para comemorar o centenário da abolição da escravatura. É uma Bahia que foi muito influenciada pela cultura beninense e um Benin que também foi influenciado pela cultura da Bahia. As fotografias feitas pela Arlete naquele período são uma evidência dessa troca”, explica.
Além da exposição na Casa do Benin, Lapso Temporal ocupará também as ruas do Centro Histórico, com lambes que convidam os transeuntes a adentrar ao local. Durante toda a exposição, que vai até 16 de dezembro, ocorrerão algumas outras atividades como colagem de lambe, oficinas de escrita com imagens e creollage; rodas de conversas com Arlete Soares e convidados; encontros e ações de mediação cultural.