STF determina inspeções em veículos e vigilância externa da casa de Bolsonaro, que passa por julgamento na próxima terça-feira (2)
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou neste sábado (30) novas medidas de monitoramento na casa do ex-presidente Jair Bolsonaro, que cumpre prisão domiciliar em um condomínio no Jardim Botânico, em Brasília.
A decisão foi tomada após parecer do procurador-geral da República, Paulo Gonet, que se posicionou contra o pedido da Polícia Federal (PF) para manter agentes dentro da casa de Bolsonaro em tempo integral, mas defendeu o reforço da vigilância nos arredores da residência e na entrada do condomínio. O entendimento foi acatado por Moraes.
Segundo a determinação, a Polícia Penal do Distrito Federal deverá realizar monitoramento presencial na área externa da casa e nas divisas com outros imóveis, locais que podem representar risco de fuga. O ministro também autorizou a vistoria dos veículos que deixarem a residência, incluindo habitáculos e porta-malas. Essas inspeções deverão ser registradas, com identificação de motoristas e passageiros, e comunicadas diariamente ao STF.
O julgamento de Bolsonaro e outros sete réus do núcleo 1 da chamada trama golpista está marcado para terça-feira (2), na Primeira Turma da Corte. O ex-presidente está em prisão domiciliar desde o início de agosto, utilizando tornozeleira eletrônica, após decisão de Moraes que apontou descumprimento de medidas cautelares relacionadas ao uso de redes sociais.


