Professores terão o documento que dará desconto em shows, cinemas e hotéis

O Ministério da Educação (MEC) confirmou que, a partir de outubro, mês em que se comemora o Dia do Professor, será entregue a Carteira Nacional de Docente no Brasil (CNDB). A iniciativa foi anunciada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, conforme divulgado pela Agência Brasil. O projeto foi aprovado, em regime de urgência, pelo Congresso Nacional por meio do Projeto de Lei (PL) 41/2025.
A sanção presidencial está prevista para o dia 15 de outubro, segundo o anúncio do ministro. “Com a aprovação da Carteira Nacional de Docente no Brasil, o Congresso Nacional reconhece a profissão mais importante da nação, que forma os médicos, advogados e todos os outros profissionais do nosso país”, afirmou Camilo Santana em vídeo publicado em suas redes sociais.
A CNDB servirá como documento oficial para professores das redes públicas e privadas, incluindo os níveis federal, estadual e municipal. Será emitida pelo MEC em todo o território nacional.
Como solicitar
O professor deve realizar o cadastro no site do Programa Mais Professores para o Brasil, usando login Gov.br (CPF e senha). As informações fornecidas serão checadas com base nos sistemas do governo, como a Receita Federal e o Censo Escolar. Após preencher seus dados, indicando nível de vínculo, município e unidade federativa, o processo de emissão segue conforme disponibilidade dos registros.
O projeto vincula-se ao programa Mais Professores para o Brasil, que engloba ações de valorização, qualificação e incentivo à docência na educação básica. Estados, Distrito Federal e municípios terão responsabilidade de fornecer dados atualizados sobre os profissionais para viabilizar a emissão e manutenção da carteira.