Projeto é fruto de parceria da Dendezeiros com a marca de cosméticos Vult

As dificuldades de estudantes pretos para usarem o capelo durante suas formaturas levaram ao desenvolvimento de uma coleção voltada para as diferentes formas e texturas de cabelos afro. Esse é o tema do projeto “Chapéu da Vitória”, desenvolvido entre a marca baiana de moda Dendezeiros e a Vult Cosméticos.
Com a campanha #RespeitaMeuCapelo, lançada nesta terça-feira (9), as marcas lembram que os capelos de formatura não foram feitos para a diversidade dos cabelos das brasileiras, o que levou a uma coleção de peças criadas por pessoas pretas, para pessoas pretas se formarem e realizarem sonhos com mais orgulho de quem são.
As peças apresentam espaço para o encaixe de turbantes, prendedores em forma de pente garfo e durag. A parceria vai resultar na produção de cerca de 1000 unidades para as formaturas previstas no segundo semestre das instituições Zumbi dos Palmares e Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).
Apesar disso, não existia nenhum item no uniforme de formatura que abraçasse a diversidade dos alunos, seus fenótipos, raizes e história.
— Dendezeiro (@dendezeiro) April 10, 2024
Desenvolvemos 4 capelos de formatura, inspirados em diferentes tipos de cabelos, para celebrar nossas vitórias como merecemos! pic.twitter.com/Iw99pY5Y6V
Entre os relatos da peça publicitária, a reitora da UFSB, Joana Guimarães, comenta que estudantes acabam evitando o capelo por não se encaixarem nos cabelos naturais. “Eu tenho uma coisa para usar na minha formatura, que é o dia mais importante para a vida. Eu não posso usar porque simplesmente ele não é desenhado para o tipo de pessoa que eu sou”, diz.
A iniciativa foi bem recebida nas redes sociais e internautas compartilharam suas experiências:
Projeto lindo e super importante! Passei um aperto na minha formatura. O capelo n encaixou bem pq eu tinha cabelo grande e, qd tirei, meu cabelo tava horrível. As fotos tiradas no final do evento ficaram péssimas.
— Adevogado (@ThenielAlmeida) April 10, 2024
Segundo o perfil da Dendezeiros no X, antigo Twitter, o projeto é Open Source, e “em breve toda a modelagem e o passo a passo de como confeccionar os quatro modelos estarão disponíveis no site da Vult”. Os designs dos novos capelos serão disponibilizados em breve para todas as universidades que quiserem reproduzir no site: https://www.vult.com.br/respeita-meu-capelo