Estratégia de intensificação contará com mais de 90 locais com pontos itinerantes e drive-thru
A Campanha de Vacinação Antirrábica Animal de Salvador teve início nesta segunda-feira (31). A estratégia de intensificação, realizada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), contará com mais de 90 locais com pontos itinerantes e drive-thru atuando de segunda a sexta-feira, das 08h às 14h
Ao longo do mês serão disponibilizados postos itinerantes espalhados pela cidade; drive-thru/pontos fixos da vacina em centros comerciais com grande circulação, além dos 100 salas de vacina nos postos de saúde.
A mobilização, que acontece até o dia 08 de setembro, visa oportunizar e garantir acesso a dose através da oferta em pontos estratégicos da capital baiana para evitar o contágio da raiva entre animais. Devem ser imunizados animais a partir dos três meses de idade, exceto os que estiverem doentes.
Neste ano, a Campanha de Antirrábica tem tema “Proteja seu Amiguinho Com Uma Dose de Amor”. A meta é vacinar 249 mil caninos e felinos.
“A vacinação é a principal medida de prevenção da raiva, que é uma zoonose com quase 100% de letalidade para os seres humanos. Por isso é importante que a população procure os postos. Nos últimos anos Salvador registrou casos confirmados de raiva em morcegos, com isso, os cães e gatos de estimação ficam vulneráveis ao contato”, explica Ana Paula Matos, vice-prefeita e titular da SMS.
Postos de saúde e Pontos fixos
Postos Itinerantes e Drive-thru (até 03/08)
Para ficar por dentro das novas datas e locais dos postos itinerantes basta acessar o instagram @smssalvador e o site da SMS.
Orientações para os tutores no sistema Drive-Thru
Os tutores devem levar seus animais dentro do carro, com coleira e guia, ou em caixas apropriadas para evitar fugas e acidentes.
O ideal que além do condutor do veículo, tenha uma pessoa para conter o animal durante a vacinação
Os animais não devem ser vacinados pela janela, tendo a porta do carona ou traseira aberta para a realização da imunização
A vacinação de cães de grande porte deve ser realizada fora do veículo para a segurança do vacinador e do tutor. Nesses animais é aconselhável o uso de focinheira.