
A Câmara Municipal de Salvador realizará, no dia 5 de novembro, uma sessão especial em celebração ao centenário de Nengua Guanguacesse, referência religiosa e matriarca do Terreiro Bate Folha.
A homenagem acontecerá às 18h30, no Plenário da Casa Legislativa, com transmissão ao vivo pelo canal da TV e Rádio Câmara no YouTube e pelo canal 12.3 da TV aberta.
A iniciativa reconhece a trajetória histórica e o legado cultural de Mãe Olga Conceição Cruz, nascida em 17 de março de 1925, que iniciou sua vida no candomblé ainda na infância e foi oficialmente introduzida na tradição em 1949 aos 24 anos de idade. Por mais de 70 anos, ela foi filha e contribuiu com Terreiro Bate Folha, uma das casas mais representativas da tradição Congo-Angola no Brasil.

Nengua Guanguancesse faleceu aos 98 anos, em 25 de abril de 2023, e deixou sua marca como símbolo de resistência, valorização da ancestralidade africana e fortalecimento das cadeias culturais e comunitárias que sustentam essa tradição religiosa.
A sessão especial é promovida pela vereadora Marta Rodrigues (PT), em parceria com o Terreiro Bate Folha, Sociedade Beneficente Santa Bárbara.



