...

Portal UMBU

Brown e Olodum levam Axé da Bahia a Manchester e City goleia em campo

Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia

O dia era da Bahia, mas brasileiros de todos os estados se uniram neste sábado, 24, na celebração do Bahia Day, em Manchester, Inglaterra, promovido pelo segundo ano para comemorar a entrada do time do Bahia no Grupo City.

O cantor e multi-instrumentista Carlinhos Brown e a percussão do Olodum animaram a festa no Etihad Stadium que contou com mostras da cultura da Bahia como roda de capoeira, baiana de acarajé e uma tentativa clima de carnaval na fria cidade inglesa, cujo termômetro marcava 15°C em um sábado de verão europeu.

A festa refletiu a satisfação de boa parte da torcida do clube baiano que vive uma boa fase com os investimentos financeiros do Grupo City que têm garantido boas contratações e melhores desempenhos em campo do Bahia, disputando espaço entre os seis melhores colocados no Campeonato Brasileiro.

Diferenças culturais

Torcedores do Manchester acompanharam a alegria dos baianos presentes, que agora são chamados de family, mesmo com comportamentos bem diferentes. O músico Carlinhos Brown até tentou quebrar essas barreiras culturais, convocando todos a cantarem e dançarem juntos, mesmo as mais eletrizantes que exigem preparo para pular na multidão. Teve gritos de ‘ajayô’ e até pipoca jogada no público na canção ‘Ashansu’, fazendo os ingleses estranharem ainda mais os ‘familiares’ baianos.

O dia era de jogo para o Manchester City pela segunda rodada da Premier League contra Ipswich Town e o time formado por astros como De Bruyne e Halland e comandado pelo técnico Pep Guardiola foi recebido pelo entusiasmo do público presente e por um banho de pétalas de rosas dado por Carlinhos Brown, para a estranheza de alguns jogadores que não disfarçaram o espanto com a inusitada recepção.

Logo depois Brown puxou um coro da canção Hey Jude, um clássico eternizado pelos Beatles, orgulho dos ingleses, utilizando o poder da música em unir povos e culturas. Depois daí foi muito carnaval soteropolitano, na sintonia entre os músicos de Brown, os percussionistas do Olodum regidos pelo Mestre Memeu e a performance dos capoeristas.

Embaixada de torcedores promove time no exterior

Mesmo distante por uma desnecessária grade, o público dançou animado, matando um pouco a saudade da terra natal.

Foi o caso da enfermeira Elaine Oliveira, 49, que mora em Manchester há 12 anos e na Europa há 22 anos. Vestida de verde e amarelo, a baiana de Cruz das Almas curtia pelo segundo ano o Bahia Day ao lado da filha Luara Oliveira, 17 anos.

“Está maravilhoso sentir um pouco do clima da Bahia. Até o sol abriu, afinal Deus é brasileiro”, celebrou a enfermeira, torcedora do Bahia e do City. Elaine contou que ao chegar em Manchester sequer falava inglês, mas com dedicação e as oportunidades oferecidas na cidade concluiu a faculdade de Enfermagem, especializando-se em psiquiatria e hoje atua na saúde pública.

Parte da animação do público presente ao Bahia Day foi promovida pela Embaixada UK, que reúne torcedores do Esporte Clube Bahia que moram em diversas cidades da Inglaterra. O grupo foi criado em 2023 pelo soteropolitano Douglas Cabral, 26, e outros amigos torcedores do Tricolor Baiano.

“A gente queria se reunir para assistir aos jogos e fazer a resenha e de repente foi crescendo e hoje somos 120 integrantes”.

Douglas falou do aumento do interesse dos ingleses pela Bahia, após a parceria com o Manchester, mas acredita que esse intercâmbio pode ainda ser maior.

“As embaixadas de torcedores tem uma função importante em divulgar o time e a cultura brasileira”. Casado com uma inglesa e pai de duas meninas, o jovem empresário há 4 anos deixou o calor de Salvador vive na pequena Newark, a cerca de 30 minutos de Londres.

Douglas informa que depois da Embaixada UK já foi criada uma Embaixada em Dublin, na vizinha Irlanda.

Manchester repete goleada após Bahia Day

Depois de toda energia festiva em volta do estádio, foi a vez dos craques do Manchester brilharem no campo. E foi o que fizeram na goleada de 4×1 no Ipswich Town com direito a hat-trick de Haaland, gol De Bruyne e boa atuação do jogador brasileiro Savinho.

É óbvio que a torcida brasileira atribuiu a vitória ao Axé da Bahia, fazendo questão de lembrar que no Bahia Day de 2023, também com show de Carlinhos Brown e presença dos torcedores do Bahia, o Manchester também goleou por 5×1 no Fulham, também com três gols de Halland.

Para além do futebol e dos bons resultados dos dois times, a parceria entre Manchester e Esporte Clube Bahia já tem proporcionado uma celebração festival que pode romper barreiras da língua, do clima e da cultura entre as duas cidades.

OPINIÃO

O texto que você terminou de ler apresenta ideias e opiniões da pessoa autora da coluna, que as expressa a partir de sua visão de mundo e da interpretação de fatos e dados. Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Umbu.

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo