A operação ocorre em meio a escalada da tensão no país

O governo brasileiro recomendou que diplomatas brasileiros deixem a embaixada do país na Síria. A operação ocorre em meio a escalada da tensão no país e tem o apoio de oficiais da Organização das Nações Unidas (ONU).
Segundo informações da CNN, representações diplomáticas de outros países da América e da Europa também passam por esvaziamentos. O objetivo é levar diplomatas a um país vizinho enquanto quadro político na região é definido. Só depois eles devem retornar para Damasco.
Ataques foram ouvidos na capital da Síria na manhã desta segunda-feira (9). No fim de semana, forças rebeldes invadiram a região forçando o presidente Bashar al-Assad a fugir do país. Ele pediu asilo político à Rússia.
No último sábado (7), o Itamaraty publicou uma nota à imprensa pedindo que os brasileiros na Síria deixem o país. “O Itamaraty, por meio da Embaixada em Damasco, permanece monitorando a situação dos brasileiros na Síria. Não há registro de nacionais entre as vítimas das hostilidades. O Itamaraty insta a todos nacionais que se encontrem no país a que busquem sair da Síria. Recomenda-se também que os brasileiros consultem o alerta, atualizado, disponível no portal consular”, diz o texto.
Em caso de emergência, o telefone de plantão da Embaixada em Damasco é: +963 933 213 438. O plantão consular do Itamaraty também permanece disponível no número +55 61 98260-0610 (inclusive WhatsApp).