...

Portal UMBU

Bloco Alvorada celebra Jubileu de Ouro com desfile histórico no Campo Grande

Foto: Marcella Figueiredo

O tradicional Bloco Alvorada celebrou, no circuito Osmar, no Campo Grande, os 50 anos de sua trajetória durante o Carnaval de Salvador, com um desfile memorável que emocionou foliões e reverenciou a resistência do samba na maior festa de rua do mundo. Ao longo de meio século de existência, o bloco se tornou uma referência ne samba e no resgate das tradições afro-brasileiras.

Durante o desfile, o público conferiu uma roda de samba da avenida. O cortejo contou com artistas com forte ligação com o bloco e com o samba, como a ala de canto, Bira (Negros de Fé), Arnaldo Rafael, Romilson (Partido Popular), Marco Poca Olho, Valdélio França e Tiago Dantas (Representa). Além de participações de Rogério Bambeia, Roberto Mendes, Aloísio Menezes, Marquinhos Sathan, Arlindinho, Grupo Movimento e Júlio Sereno.

O presidente do bloco Alvorada, Vadinho França, emocionado com a celebração, destacou a importância do marco. “A ficha ainda não caiu. Não havia Carnaval na sexta-feira, então decidimos criar um bloco para brincar neste dia. Hoje, o Carnaval na sexta-feira é uma realidade. Nesses 50 anos, confirmamos que conseguimos nos estabilizar e sermos fortes. O samba é a grande referência, é o protagonista de toda a história do Alvorada”, explica.

Os associados do Alvorada coloriram a avenida de azul e branco na noite desta sexta-feira (28). A sonoridade inconfundível de seus músicos, atraiu uma multidão de admiradores que acompanhou o cortejo durante todo o percurso. O perfil dos associados é de um público que costuma desfilar há muitos anos. 

Quem também possui essa relação duradoura com a agremiação é o locutor Paulo Axé, que desfila há 30 anos. Ele relembra os momentos mais marcantes. “Aqui eu conheci o príncipe do Samba, Reinaldo. Já vi apresentações de Ferrugem, Tiee, Mumuzinho, Marquinhos Sathan, entre outros artistas consagrados, mas que começaram aqui, porque aqui tem axé, tem espiritualidade. Quem passa por aqui cresce e cresce bem”, declara.

Pioneirismo e resistência

Criado em 1975 por estudantes do Colégio Severino Vieira, o Alvorada foi o primeiro bloco de samba a desfilar no Carnaval de Salvador. O pioneirismo é reconhecido por outros blocos de samba que se inspiraram na trajetória de resistência para trilhar seus caminhos dentro da folia. Com o título de bloco de samba mais antigo do Carnaval de Salvador, o Alvorada tem contribuído para a manutenção do samba na programação da folia baiana.

Além disso, ele é pioneiro na Sexta-feira de Carnaval, sendo o primeiro a desfilar neste dia na avenida. Esse marco foi fundamental para consolidar o primeiro dia da folia na época. Por isso, o nome do bloco simboliza a missão de abrir os trabalhos no Carnaval de Salvador.

Nascido no Gravatá, onde sua sede funciona até hoje, o Alvorada promove ações sociais ao longo do ano com a comunidade negra como, por exemplo, a feira de empreendedores e o caruru que inicia o ciclo de ensaios. Outra característica que conecta o bloco com a cultura afro-brasileira é a relação com o Terreiro Bate Folha que orienta espiritualmente a agremiação, os temas que promovem o fortalecimento da identidade negra e a lavagem da Fonte do Gravatá (Fonte de Nanã).

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Ir para o conteúdo