No total, 80% dos convidados da programação cultural serão naturais da Bahia
Entre os dias 26 de abril e 1º de maio, acontece, no Centro de Convenções Salvador, a Bienal do Livro Bahia 2024. Depois de retomar a sua periodicidade habitual com a edição 2022, essa edição chega para consolidar o evento como um dos maiores encontros de cultura e literatura do Brasil e o principal da região Nordeste.
Mais de 200 marcas expositoras já estão confirmadas, inclusive as quatro principais editoras do país: Companhia das Letras, HarperCollins Brasil, Rocco e Globo Livros, que levarão para os estandes seus principais títulos, lançamentos e ações especialmente pensadas para o público baiano.
Ao todo, serão mais de 170 autores, personalidades e artistas que produzirão mais de 100 horas de conteúdo para todos os públicos, em três diferentes espaços da programação cultural oficial: Café Literário, Arena Jovem e Espaço Infantil. Entre os convidados estão autores internacionais, como Abdi Nazemian e Scholastique Mukasonga; alguns dos principais expoentes da literatura brasileira contemporânea, como Itamar Vieira Jr, Pedro Rhuas, Paula Pimenta, Socorro Acioli e Thalita Rebouças; além de celebridades como Daniela Mercury, Bruna Lombardi e Zélia Duncan.
Para se ter uma ideia da magnitude do evento, foram emitidas mais de 100 passagens aéreas e geradas cerca de 150 diárias de hotel para atender os convidados e a equipe organizadora. Este ano, a presença do público deve superar a edição anterior, quando o evento alcançou a marca de 90 mil visitantes, sendo 20 mil em um único dia. Pensando na inclusão da participação dos deficientes auditivos, todos os painéis e debates terão tradução em libras. Além disso, todas as áreas serão adaptadas para receber cadeirantes, inclusive as salas de conteúdo, o que garante ainda mais acessibilidade.
A Bienal do Livro Bahia é apresentada pelo Governo do Estado da Bahia e pela Prefeitura Municipal de Salvador. Ela conta, ainda, com os patrocínios do Itaú e da BIC, os apoios do Salvador Shopping e da Rede Bahia, além do apoio institucional do Sindicato dos Editores de Livros (Snel). A realização e a organização são da GL events Exhibitions – divisão da multinacional francesa GL events.
As Histórias que a Bahia Conta:
Com o tema As Histórias que a Bahia Conta, a edição 2024 da Bienal do Livro Bahia terá a presença de pelo menos um participante baiano em todos os painéis, mesas de debates e demais atividades, seja um autor, uma personalidade ou um mediador. No total, 80% dos convidados da programação cultural serão naturais da Bahia. Dessa forma é que serão contadas não só as histórias produzidas no estado, mas, também, as histórias de todos os lugares pelo olhar da Bahia e com a contribuição que ela dá ao mundo.
A Bahia sempre esteve na vanguarda dos acontecimentos históricos, em termos políticos, sociais e culturais. Não somente no decorrer dos últimos cinco séculos, mas, sobretudo, nos dias de hoje, com as aspirações e valores que irão se refletir no futuro. São histórias de liberdade, luta antirracista, igualdade, diversidade e reinvenção artística e cultural, as quais servem de referência para a contínua formação da identidade nacional.
Nesse contexto, a Bienal do Livro Bahia se consagra como um espaço de celebração da representatividade. Compondo as mesas de debates, haverá mais de 60% de mulheres, diversos autores negros e negras, autores LGBTQIAP+ e representantes dos povos indígenas. A cidade de Salvador será um ponto de (re)encontro do estado com o Brasil, com o mundo e com ele próprio, a partir da força da literatura e da amplitude de pensamento que ela é capaz de gerar.
“Essa representatividade faz com que a Bienal Bahia seja um evento de grande importância para o fomento da cultura de um estado que é tão importante para o Brasil, assim como uma oportunidade para aproximar os leitores do universo dos livros. A Bienal nos apresentará uma programação bastante diversa, rica, plural e propositiva de novas ideias, como é a própria Bahia. É um evento com identidade e personalidade próprias, que cresce cada vez mais”, afirma Tatiana Zaccaro, diretora da GL events Exhibitions.
Players do mercado editorial:
Entre as novidades desta edição está a presença de quatro das maiores editoras do país, que farão suas estreias no evento: Companhia das Letras, Rocco, HarperCollins Brasil e Globo Livros. Elas se juntam a outras empresas do segmento literário, como a Cortez, a Mostarda e a Malê, que retornam à Bienal após a ótima repercussão e o sucesso de vendas alcançados na edição anterior.
A chegada dessas quatro grandes marcas posiciona a Bienal Bahia como um evento literário nacional, e não mais regional. Tal chancela do mercado tem origem na demanda do próprio público baiano, já que o comparecimento das citadas editoras vem em resposta aos inúmeros pedidos dos leitores. Como consequência, o setor editorial passa a reconhecer o potencial do evento enquanto oportunidade de fortalecimento de imagem, aproximação com os consumidores de literatura e realização de ótimos negócios.
Bruno Zolotar, gerente comercial e de marketing da Rocco, lembra que “Salvador é uma das maiores cidades do país, com público ávido, e já era mais do que hora de atender ao pedido dos leitores na região e ter um estande próprio no evento. Além da oportunidade de venda, a Bienal é um momento único que traz a possibilidade de reforçar a relação que temos com os nossos fãs e leitores”.
Leonora Monnerat, diretora executiva da editora HarperCollins Brasil, declara, de forma contundente: “Queremos, cada vez mais, que a Harper esteja próxima dos leitores e que eles possam conhecer as nossas histórias, então é importante participar de grandes eventos do mercado e promover mais encontros”.
Já Max Santos, coordenador de eventos da Companhia das Letras, aponta que a editora possui um público muito fiel e expressivo fora do eixo Sudeste e se dedica a levar seus autores para eventos nos mais diversos estados. “A editora segue acreditando no potencial da Bienal do Livro Bahia e, para esta edição, terá um estande próprio, com grande destaque para a Seguinte e para a coleção Heartstopper, um sucesso que teve o 5º volume lançado recentemente e que inspirou a série homônima da Netflix”, disse ele.
Por sua vez, Mauro Palermo, diretor da Globo Livros, conta que a montagem do estande na Bienal Bahia é a concretização de um plano antigo de levar a marca para grandes eventos fora do eixo Rio-São Paulo. ”Decidimos tirar essa ideia do papel com a Bienal da Bahia deste ano. Estamos muito ansiosos para conhecer ainda mais a comunidade leitora do Nordeste, que já é tão presente nas nossas redes sociais. Com essa participação, queremos abrir as portas para mais encontros literários fora do Sudeste”, destacou.
Espaços ampliados:
Pensada para todos os públicos, a programação cultural da Bienal estará distribuída em três espaços: o Café Literário, a Arena Jovem e o Espaço Infantil, que recebem curadorias, respectivamente, dos especialistas Josélia Aguiar, Schneider Carpeggiani e Mira Silva. Este ano, os espaços estão ainda mais amplos, para que mais pessoas possam aproveitar as atividades e de forma confortável.
A Arena Jovem terá 440m² e capacidade para acomodar 425 pessoas sentadas. Já o Café Literário praticamente dobrou de tamanho, em comparação com a edição 2022 da Bienal, passando de 200m² para 375m² e capacidade para 300 lugares. Já o Espaço Infantil aumentou de 200m² para 315m², também em relação à edição anterior. Essas mudanças foram frutos de solicitações do próprio público baiano.
Café Literário:
Cartão de visitas da Bienal, o Café Literário levará à plateia, diariamente, discussões de temas que são caros à sociedade e se cruzam com a literatura, sempre com o intuito de estimular propostas de soluções ao desenvolvimento. A violência urbana e a segurança pública; a escassez de tempo da vida contemporânea; o racismo; a heteronormatividade; a tradição oral de culturas ancestrais indígenas e afro-brasileiras são algumas dessas temáticas.
Entre os nomes confirmados para essas conversas estão figuras de peso, como o consagrado autor baiano Itamar Vieira Jr, que lotou o espaço na edição passada; o escritor e conferencista Kaká Werá, fundador do Instituto Arapoty e membro da rede Ashoka de Empreendedores Sociais; Scholastique Mukasonga, escritora tutsi ruandesa, sobrevivente dos massacres da década de 1990; Vovô do Ilê, patrimônio vivo da cultura de origem africana no Brasil e criador da Associação Cultural Bloco Carnavalesco Ilê Aiyê; Christian Dunker, pesquisador do conceito de patologia do social no contexto brasileiro; Glicéria Tupinambá, artista e liderança indígena.
A curadoria do Café Literário ficou a cargo da jornalista e escritora de Salvador Josélia Aguiar, que fez sua estreia como autora com a obra Jorge Amado – Uma biografia, vencedora do prêmio Jabuti, em 2019. “Pensar a curadoria do Café Literário é pensar dentro de uma lógica transversal. Estamos falando sobre arte em geral. Literatura, música, cinema, cultura oral, cultura popular e muito mais atravessam o conteúdo do espaço e do próprio evento”, explica ela, ao descrever o trabalho de escolha dos temas e dos convidados para o Café.
Arena Jovem:
Maior palco da Bienal do Livro Bahia, a Arena Jovem levará ao Centro de Convenções Salvador uma programação diversa que transita pelo pulsante universo dos adolescentes e jovens adultos. O curador do espaço é Schneider Carpeggiani, doutor em Teoria Literária. “A importância da Arena está em apresentar conteúdos que proponham reflexões sobre como a leitura nos torna cidadãos”, destaca ele. A grade de atrações contará com nomes potentes da literatura e da cultura pop.
Entre os convidados está o autor internacional Abdi Nazemian. Iraniano-americano, Nazemian publicou cinco romances, incluindo Like a Love Story e The Chandler Legacies. Sua obra mais recente, Only This Beautiful Moment, foi a vencedora do prêmio Stonewall de 2024, da American Library Association. Por seu trabalho, ele também ganhou o Prêmio Literário Lambda.
Além dele, também estarão presentes verdadeiros fenômenos da literatura juvenil brasileira, como Raphael Montes, Thalita Rebouças, Pedro Rhuas, Tatiana Amaral, Sue Hecker, Socorro Acioli, Paula Pimenta, Clara Alves e Elayne Baeta. Nomes como as cantoras Daniela Mercury e Zélia Duncan, o artista digital Pedro Vinicio, a influenciadora Lumena Aleluia, a apresentadora Rita Batista, o quadrinista André Dahmer e a atriz Bruna Lombardi também estão confirmados.
Espaço Infantil:
Com o propósito de estimular a imaginação, a criatividade e o encantamento das crianças que visitarão a Bienal do Livro Bahia, o espaço infantil foi batizado de Janelas Encantadas. A programação ampliará o conceito do livro para o campo das multilinguagens, fazendo uso de contação de histórias, parlendas e apresentação de autores e autoras, além de atividades como teatro, música e mágica. Entre as atrações confirmadas estão Emília Nunez, Lázaro Ramos, Mágico Mingau, Lorena Ribeiro, Raí Santana e o Grupo Ereotá.
O Janelas Encantadas terá uma cenografia interativa e cuidadosamente pensada para o público infantil, de modo que ele possa exercer a infância com plenitude: lendo, desenhando, criando, interagindo com as atrações artísticas e compartilhando os seus saberes com outras crianças. Tanto a cenografia interativa quanto a programação artística foram projetadas com base na diversidade e nas especificidades locais, dada a importância de as crianças conseguirem se reconhecer nas atividades e nos elementos que compõem a área.
“É muito importante que elas, as crianças, se vejam representadas e que se sintam pertencentes ao espaço, envolvidas, afetadas e acolhidas”, afirma Mira Silva, curadora do Espaço Infantil. O objetivo, assim, é que cada criança tenha, na Bienal, uma experiência que a deixe ainda mais encantada pelos livros, suas narrativas e seus autores e autoras.
Venda de ingressos ao público geral:
Desde o dia 26 de março, os ingressos para a Bienal do Livro Bahia 2024 já podem ser adquiridos, antecipadamente, por meio do site oficial do evento: www.bienaldolivrobahia.com.br. A entrada inteira custa R$ 30,00, enquanto a meia entrada tem o valor de R$ 15,00. Durante os dias do evento, de 26 de abril e 1º de maio, haverá também bilheteria física no próprio Centro de Convenções Salvador.