Objetivo é registrar esse momento histórico e internacionalizar a memória da história da luta pela emancipação do estado
No dia 2 de julho, os baianos irão comemorar os 200 anos da Independência do estado e o Governo da Bahia lançou, nesta terça-feira (13), um Plano de Ações, que contará com o apoio de diversas secretarias e órgãos do estado para realização da data. Ao todo serão 40 atividades cívicas, pedagógicas e artístico-culturais em Salvador, nos 27 territórios do estado, em Brasília e em Buenos Aires, capital da Argentina.
O objetivo é registrar esse momento histórico e internacionalizar a memória da história da luta pela emancipação do estado. Bruno Monteiro, secretário de Cultura da Bahia, ressaltou a importância da celebração não ficar restrita à Bahia “Trata-se da verdadeira independência do Brasil e queremos o povo se aproprie disso”.
Para realizar essa celebração, o Governo do Estado está investindo em parcerias com universidades, escolas, historiadores, institutos, academias, parlamentares, prefeitos e meios de comunicação.
“Queremos que essa programação que preparamos possa chegar para todo o país. Afinal, a independência do Brasil se deu aqui na Bahia. E a história com herói e heroínas, mulheres, negros e indígenas os livros não contam. Então, precisamos recontar essa história e fazer com que os livros retratem isso, para que a gente possa se ver neles”, ressaltou o governador Jerônimo.
Programação
As celebrações começam hoje (14) com a Rota “Bahia: Memórias de Lutas e Liberdade”, em Santo Amaro. A atividade descentraliza o debate sobre o tema e percorrerá 16 cidades do interior baiano que fazem parte da história da Independência. Serão realizados seminários, palestras, aulas públicas e serviços de unidades móveis do Estado a toda a comunidade. Até o dia 14 de julho, o projeto visitará ainda as cidades de Saubara, Simões Filho, Candeias, Camaçari, Valença, Cairu, Jaguaripe, Caetité, Itaparica, Cachoeira, Maragojipe, São Félix, Governador Mangabeira, São Francisco do Conde e Salvador.
Já no dia 30 de junho, será realizado o Cortejo do Pelourinho, com atividades artístico-culturais e evento na Praça das Artes, para o lançamento da Exposição Brasil Futuro. A mostra tem curadoria da antropóloga e historiadora Lilia Schwarcz, do arquiteto Rogério Carvalho, do ator Paulo Vieira e do secretário executivo de Cultura do MinC, Márcio Tavares.
No dia 2 de julho, está prevista uma extensa programação para a festividade. Em várias cidades baianas haverá apresentação das filarmônicas que participaram de edital realizado pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult). Todas farão parte do cortejo comemorativo, juntamente com fanfarras escolares. Em Salvador, acontecerá A Espera da Cabocla, com uma banda musical. Por fim, no dia 5 de julho, esta mesma programação será realizada para o Retorno da Cabocla, na volta ao Panteão Cívico, no Largo da Lapinha.
O resgate da memória da luta pela independência ganha reforço com eventos comemorativos fora da Bahia. A parceria entre a Secult e a Casa Pátria Grande Nestor Kirchner prevê que o evento do Bicentenário seja celebrado em Buenos Aires, na Argentina. Em Brasília, a Exposição 2 de Julho ocorrerá simultâneamente na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, no período de 3 a 14 de julho.



