
A Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (BIML), integrante do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Estado da Bahia, gerido pela Fundação Pedro Calmon/SecultBA, torna pública a chamada para seleção de escritores(as) infantojuvenis interessados em realizar lançamentos de livros e sessões de autógrafos durante o I Encontro de Escritores Baianos Infantojuvenis, que ocorrerá no dia 17 de outubro de 2025, em Salvador/BA.
As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas desta sexta-feira até domingo (12), exclusivamente por meio deste formulário eletrônico. Cada autor (a) poderá inscrever apenas 1 (um) livro para lançamento/autógrafos. O objetivo é valorizar e dar visibilidade à produção literária independente ou publicada por editoras, estimulando o contato direto entre autores (as), crianças, jovens e seus familiares, fortalecendo o hábito da leitura e o vínculo entre a comunidade leitora e a Biblioteca.
Podem se inscrever escritores (as) baianos (as), na faixa etária entre 4 a 18 anos, com livros voltados ao público infantojuvenil; Autores (as) independentes ou com obras publicadas por editoras; Obras literárias em formato impresso (não serão aceitos livros exclusivamente digitais).
A seleção será realizada pela Comissão Organizadora e Curadoria do Encontro, levando em consideração os critérios: Adequação da obra ao público infantojuvenil; Qualidade e relevância da proposta; Ordem de inscrição, respeitando o número máximo de vagas. Serão selecionados até 6 (seis) autores(as) para participação oficial, além de 3 suplentes em caso de desistência dos selecionados.
Os selecionados deverão levar os exemplares de seus livros para exposição e venda direta ao público, responsabilizando-se pela guarda e comercialização. Os participantes receberão certificado de participação emitido pela Fundação Pedro Calmon.
Cronograma
3/10/2025 – Publicação da chamada pública;
3 a 12/10/2025 – Período de inscrições;
14/10/2025 – Divulgação dos (as) selecionados(as);
17/10/2025 – Lançamentos e Sessões de Autógrafos no I Encontro de Escritores Baianos Infantojuvenis.
Fonte: Ascom/FPC