Quarta matéria da série do Portal Umbu ouve Ireuda Silva (Republicanos) e Fábio Souza (PRD), que destacam avanços em pautas de inclusão e na fiscalização de serviços essenciais como saúde e mobilidade.

Fotos: Antonio Queirós
Dando continuidade à série “Balanço Legislativo 2025”, o Portal Umbu segue abrindo espaço para mais dois vereadores de Salvador. Nesta edição, trazemos as perspectivas da vereadora Ireuda Silva, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, e do vereador Fábio Souza, vice-presidente da comissão de Assistência Social e direitos das pessoas com deficiência.
Ambos fazem uma avaliação positiva do ano, destacando a aprovação de projetos importantes e a fiscalização de pautas setoriais, como a proteção feminina, a reparação racial e a melhoria dos serviços de saúde e acessibilidade na cidade.
Defesa da Mulher e Reparação Racial
A vereadora Ireuda Silva concentra o balanço de seu mandato na fiscalização de políticas públicas voltadas à proteção das mulheres e à promoção da igualdade racial. Ela destaca o acompanhamento de programas idealizados por seu mandato, como a Patrulha Guardiã Maria da Penha e o SIMM Mulher, para “assegurar que os serviços cheguem, de fato, a quem mais precisa”.
A avaliação do ano é positiva. Como conquista pessoal, Ireuda celebra a inclusão da profissão de trancista na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), uma luta que encampou. “É uma vitória que traz reconhecimento e dignidade a um ofício secular. É também uma forma de promover a reparação e apoiar o trabalho das mulheres negras, muitas das quais são chefes de família”, comemora.
Para 2026, a prioridade é continuar na defesa dos direitos das mulheres e no enfrentamento à violência doméstica, além de apoiar projetos que ampliem a autonomia econômica feminina e reforcem a rede de proteção social.
Foco na Saúde e Acessibilidade
O vereador Fábio Souza afirma que o trabalho de fiscalização não para, mesmo com o encerramento do ano legislativo, mantendo o foco principalmente nas áreas de saúde pública e mobilidade urbana. Ele faz um balanço positivo de 2025, destacando os avanços na saúde e na assistência social às pessoas com deficiência.
“Muitas das proposições legislativas visam a ampliação da acessibilidade para pessoas com deficiência visual, à promoção de direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e ao fortalecimento de políticas públicas de inclusão social”, detalha o vereador.
Ele acredita que as leis já aprovadas gerarão grandes avanços no próximo ano. Para 2026, a prioridade de seu mandato continuará sendo a luta por uma saúde melhor para os soteropolitanos e por um transporte de qualidade. “Esse principalmente possui muitas deficiências na nossa cidade”, pontua, citando também o acesso à educação, em especial às creches, como um ponto crucial de sua atuação.


