A série do Portal Umbu ouve vereadores da base aliada, que fazem um balanço positivo do ano e apontam diálogo com o Executivo como chave para os avanços na cidade.

Fotos: Antonio Queirós
Dando continuidade à série “Balanço Legislativo 2025”, o Portal Umbu abre espaço para a perspectiva de vereadores da base do governo. Após a publicação com a visão da oposição, esta matéria traz o ponto de vista de parlamentares que apoiam a gestão municipal, destacando o que consideram as principais conquistas do ano e as prioridades para o próximo período legislativo.
Os vereadores Sandro Filho (PP) e Marcelo Guimarães Neto (União) ressaltam a importância da articulação com o Executivo e o saldo positivo de um ano que, segundo eles, foi de muito trabalho e entregas importantes para a população de Salvador.
Fiscalização e Foco na Inovação
Para o vereador Sandro Filho, 2025 foi um ano de debates importantes, marcado por uma fiscalização atuante sobre os serviços públicos essenciais, como mobilidade urbana, segurança e limpeza. “Nosso foco é garantir que Salvador funcione melhor, com menos improviso e mais respeito ao dinheiro público”, afirma.
Ele elogia a condução dos trabalhos na Câmara pelo presidente Carlos Muniz e destaca a articulação do líder do governo, Kiki Bispo, e a postura respeitosa da líder da oposição, Aladilce Souza, que, segundo ele, contribuíram para um ambiente democrático.
Olhando para o futuro, Sandro Filho pretende intensificar a fiscalização e pensar a cidade de forma mais ampla, conectando-a às transformações tecnológicas. “Acreditamos que inovação, planejamento e uso inteligente da tecnologia podem melhorar os serviços públicos. Nosso objetivo é contribuir com ideias e soluções que preparem a cidade para os novos desafios”, projeta o vereador, ressaltando que mais da metade de suas promessas de campanha já foram cumpridas e que o diálogo com a Prefeitura será fundamental para alcançar 100% dos compromissos.
Diálogo, Esporte e Projetos Sociais
Estreante na Câmara, o vereador Marcelo Guimarães Neto encerra o primeiro ano de mandato com uma avaliação “muito positiva”. Ele aponta a “escuta ativa da população” como o pilar de sua atuação e celebra a sanção de dois projetos de sua autoria: a lei que garante a justificativa de ausência de professores em reuniões pedagógicas e a que assegura prioridade de matrícula para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
“Foi um ano de intenso aprendizado, estudo e compreensão do funcionamento da Casa Legislativa. Os desafios foram grandes, mas as conquistas mostram que estamos no caminho certo e criam uma base sólida para avançarmos ainda mais”, avalia.
Para 2026, Marcelo Guimarães Neto planeja focar no fortalecimento do esporte como ferramenta de transformação social, além de intensificar a atuação em pautas como o primeiro emprego e a qualificação profissional. “A fiscalização responsável e o acompanhamento das ações do poder público também seguirão como pilares do mandato, sempre com o objetivo de construir uma cidade mais justa, moderna e com mais qualidade de vida para todos”, conclui.


