Cerca de 2.623 mulheres estão concorrendo a premição
Em homenagem a uma das mais importantes escritoras brasileira, Carolina Maria de Jesus, o edital do Prêmio que leva seu nome, vai condecorar 40 obras inéditas escritas por mulheres. O valor total do investimento é de R$ 2 milhões, sendo R$ 50 mil para cada escritora.
A premiação literária é a maior do país com 534 obras inscritas na categoria contos, 222 crônicas, 659 romances, 14 histórias em quadrinhos e 1.088 poesias, segundo dados do Ministério da Cultura.
Entre as 2.623 mulheres que concorrem a premiação, está Séfora Oliveira, baiana, médica e escitora de 52 anos. Em entrevista ao Portal Umbu, ela contou que resolveu se inscrever para o Prêmio Carolina Maria de Jesus de Literatura visando acessar o mundo literário, alcançar editoras conceituadas e abrir portas.
Séfora escreve desde a adolescência, apesar de só ter publicado seu primeiro livro em 2012. A autora tem participação em várias antologias e publicou pela Lura Editorial, em 2021, o livro de contos ‘Mulheres Perfeitas’.
Com objetivo de desenvolver suas técnicas de escrita, a escritora revelou ter participado de diversas oficinas literárias com grandes nomes do ramo, como Itamar Vieira Júnior, Jeferson Tenório, Aline Bei, Milton Hatoum e Marcelino Freire.
Para o Prêmio Carolina Maria de Jesus de Literatura, a obra enviada pela autora foi o original “O Arcanjo”.
“O Arcanjo é um romance de formação que acompanha a vida de Miguel, sua infância e adolescência transviada, o crime que cometeu e seu retorno para Macambira, seu povoado Natal, localizado no nordeste brasileiro, onde se torna um messias. Acompanhamos também, os personagens pitorescos que moram em Macambira”, contou Séfora sobre a premissa da obra.
Ainda sobre a premiação, ela diz que o retorno das politicas de incentivo a cultura são “essenciais para o crescimento de um país”.
“A volta dessa abertura de verbas, visando o acesso à população ao consumo da literatura e da arte em geral, nos faz ter esperança na melhora do nível cultural do brasileiro”, refletiu.
No momento, a comissão organizadora do concurso está habilitando os trabalhos inscritos e avaliando se as propostas cumpriram todas as regras previstas no edital. Aquelas que não cumprirem os requisitos serão eliminadas automaticamente.
Atendendo aos prazos previstos no edital, a Comissão de Habilitação fará a análise das inscrições até a primeira quinzena de julho. A lista preliminar das obras e autoras classificadas e as não classificadas será publicada no site do Ministério da Cultura.
Parabéns, para a escritora Séfora
Livro muito bom.
Sabia que a identificação da obra e sua relação com o autor é critério de desclassificação?