
O novo secretário de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) da Bahia, Augusto Vasconcelos (PCdoB), foi empossado pelo governador Jerônimo Rodrigues nesta terça-feira (7). A solenidade foi realizada no auditório Zézeu Ribeiro, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
Augusto Vasconcelos foi reeleito vereador de Salvador com 11.385 votos no último pleito. O secretário deixa o Legislativo Municipal para assumir o comando da SETRE, sucedendo Davidson Magalhães.
Vasconcelos é advogado, professor universitário, mestre em Políticas Sociais e especialista em Direito do Estado. Sua trajetória é marcada por sua atuação como ouvidor-geral e presidente da Comissão de Trabalho, Emprego e Renda na Câmara Municipal.
“Vamos seguir fortalecendo as políticas públicas voltadas à qualificação profissional, intermediação de mão de obra, atração de novos investimentos e desenvolvimento econômico do nosso estado nas áreas de agricultura, indústria, comércio, serviços, turismo e uma relação muito forte com as questões culturais”, disse ao assumir a pasta.
“Seguiremos também impulsionando a economia solidária e popular, fomentando ainda mais o artesanato e fortalecendo a agenda Bahia do Trabalho Decente nos seus nove eixos, que abrangem a erradicação do trabalho infantil, o combate ao trabalho análogo à escravidão, o fortalecimento da presença das mulheres no mercado de trabalho, o enfrentamento às desigualdades raciais, a inclusão de pessoas com deficiência, a geração de empregos verdes, a valorização do trabalho doméstico, além da saúde e segurança dos trabalhadores, sempre em diálogo com o setor produtivo e o movimento sindical”, afirmou.
Entre suas iniciativas como vereador, destacam-se o projeto que instituiu o Dia Municipal do Atleta do Paradesporto, celebrado em 22 de setembro, e a proposta que trouxe para o âmbito municipal a Lei Moa do Katendê, originalmente de autoria da deputada estadual Olívia Santana. A legislação busca valorizar a capoeira como patrimônio cultural, promovendo sua inclusão nas escolas públicas de Salvador.
As informações são do jornal A Tarde