Com participação de Lívia Passos e Luzimar Azevedo, mostra gratuita ‘Desassossego’ explora reflexões sobre o viver contemporâneo
No próximo dia 5 de setembro, as artistas baianas Lívia Passos e Luzimar Azevedo, exibem suas obras na exposição gratuita intitulada “Desassossego”. A mostra, que acontece na Câmara Municipal de São Paulo, vai apresentar um conjunto de trabalhos de quatro artistas visuais e suas reflexões sobre o viver contemporâneo em suas mais diversas facetas.
A exposição, que fica em cartaz até o dia 22 de setembro, das 10h às 17h, de segunda a sexta, conta com curadoria do doutor em Arte e História da Cultura, Oscar D’Ambrosio, e tem a intenção de apresentar a busca pela ancestralidade, o pensar sobre o tempo presente e uma sociedade melhor em amplas perspectivas.
Natural de Salvador, Luzimar Azevedo fala sobre a felicidade em ser convidada para expor na capital paulista.
“A cultura é uma das mais fortes características da cidade de São Paulo, quinto lugar do mundo com mais museus. Estar participando pela primeira vez de uma exposição nesta cidade e na sua Câmara Municipal está sendo fantástico para uma artista de 71 anos de idade, e que, somente aos 65 anos, deixou a arte entrar forte e invasiva na sua vida”, comemora.
A também baiana, artista visual e profissional de saúde Lívia Passos, comenta sobre a relevância de participar da exposição e sobre o desafio de expor fora da Bahia. Para ela, ao mesmo tempo que é muito relevante, é desafiador, mas traz a certeza do reconhecimento de estar seguindo o caminho certo.
“Perante o preconceito com as produções artísticas de nós, baianos, quando se trata do eixo Sul/ Sudeste, estar na maior metrópole da América Latina, uma cidade efervescente onde tudo acontece em primeiro lugar, é muito relevante e ao mesmo tempo um grande desafio. Como mulher preta, 52 anos, autodidata, chegar em São Paulo como artista visual é um reconhecimento e prova de que estou no caminho certo. Constitui uma oportunidade de mostrar minhas inquietações para que o público conheça e reflita sobre o papel da minha arte”, pontua.
Além das baianas, a exposição também conta com a participação de dois artistas paulistas, Sandra Scavassa, que realiza obras por meio de processo intuitivo, de onde surgem rostos, movimentos e cenários e Luciano Kalil, autodidata, que desde 2018 tem trabalhado com pintura em tela, expressando paisagens de forma livre.
SERVIÇO
Exposição Desassossego
Quando? 5 de setembro a 22 de setembro de 2023, das 10h às 17h, de segunda a sexta.
Onde? Câmara Municipal de São Paulo – Palácio Anchieta, Viaduto Jacareí, n’ 100 – Bela Vista.
Quanto? Gratuito