Nos dias 22 e 23 de novembro, o município de Saubara, a 100 km de Salvador, foi movimentado com as atividades do projeto Cores do Recôncavo. Na sexta-feira (22), aconteceu a inauguração do mural da Casa da Cultura de Saubara, pintado pelo artista plástico, JMarcos e no sábado, dia 23, a oficina de pintura com Manú Ferreira, para jovens locais agitaram o cotidiano do município.
“Eu fico feliz da vida quando vejo um projeto que muda a cara da cidade e embeleza e encanta turistas e moradores. Então eu vejo o amor que as pessoas sentem por Saubara”, revelou contente a moradora D. Maria Rendeira como é conhecida em Saubara.
Para a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, do município de Saubara, Joanita Santos, as atividades realizadas pelo Instituto Popular do Recôncavo (IPR) são de grande relevância, visto que engrandece a cultura local e impulsiona o turismo, dando um colorido maior à cidade. “Esse trabalho é a representação da nossa cultura do nosso município e é gratificante pra gente ter parceiros como o IPR para realizar trabalhos como esse que retratam nossa história”, contou Joanita Santos.
A iniciativa do Instituto Popular do Recôncavo (IPR) busca, por meio de projetos, fortalecer e promover o turismo cultural em Saubara. Para tanto as atividades realizadas nos dois dias representam esse fortalecimento. A inauguração do “Painel Cores do Recôncavo”, inspirado no samba de roda contou com a presença de representantes da prefeitura municipal de Saubara, da Casa da Cultura de Saubara, do Instituto Popular do Recôncavo e público geral. Já a oficina de pintura contou com a participação dos jovens que realizam atividades na Casa da Cultura e da rede municipal de ensino.
Para JMarcos, artista plástico que pintou o muro da Casa da Cultura de Saubara o trabalho foi um resgate, já que havia muito tempo que não pintava e se disse orgulhoso de na pintura poder retratar a cultura e a cidade de Saubara.
“Estou muito feliz, com a autoestima elevada por realizar essa obra de arte, que está na rua para qualquer pessoa ver. Foi um trabalho muito especial pra mim. Tenho recebido o carinho dos moradores com elogios ao desenho que retrata meu Recôncavo com o samba de roda”, contou radiante o artista plástico, JMarcos.
O projeto “Cores do Recôncavo” é uma realização do Instituto Popular do Recôncavo (IPR) com patrocínio do Governo da Bahia, Secretaria de Turismo da Bahia, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo – SUFOTUR e conta com o apoio da Prefeitura de Saubara, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e da Casa de Cultura de Saubara.