...

Portal UMBU

Apagão atinge estados e Distrito Federal na manhã desta terça-feira (15)

Na Bahia, energia elétrica caiu por volta das 8h20 da manhã de hoje

Uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil durante a manhã desta terça-feira (15). Na Bahia, a queda de energia teve início por volta das 8h20 da manhã e começou a ser restabelecida por volta das 11h.

A concessionária Neonergia Coelba relata que, até 12h, 50% dos consumidores afetados já tiveram o fornecimento de energia elétrica normalizado. As subestações já regularizadas em Salvador foram as que atendem os bairros de Pituaçu, São Cristóvão, Patamares, Candeal, Fonte Nova, CAB, Federação, Graça, Pituba, Graça e Imbuí.

O quadro já apresentada estabilidade em Ilhéus, Itabuna, Eunápolis, Porto Seguro, Barreiras, Luis Eduardo Magalhães, Juazeiro, Jacobina e Paulo Afonso.

Ainda não previsão oficial para que a recomposição elétrica seja normalizada.

ENTENDA O CASO

Entre os serviços afetados pelo apagão, o metrô responsável pela ligação Salvador – Lauro de Freitas parou de funcionar e os passageiros foram orientados a deixar trens e plataformas das estações. A administradora CCR Metrô Bahia, em nota, declarou:

A CCR Metrô Bahia informa que, por conta da interrupção no fornecimento de energia na capital baiana na manhã desta terça-feira (15), as operações do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas estão temporariamente suspensas. Todos os clientes que estavam nas Estações foram orientados a evacuar as plataformas no momento da ocorrência, assim como os que estavam dentro dos vagões, que foram encaminhados com segurança para as plataformas mais próximas. Os acessos às estações seguem fechados até o reestabelecimento da energia elétrica.

Há relatos de apagão ainda no Distrito Federal, Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

Shoppings centers da capital baiana foram fechados enquanto a recomposição da energia não é concluída. Serviços de telefonia também sofrem oscilações nesta terça-feira (15), com relatos de instabilidade para usuários das operadoras Vivo, Claro e TIM, além de falhas de conexão com a internet e linhas telefônicas.

Em nota, a concessionária Neonergia se manifestou:

A Neoenergia informa que, na manhã desta terça-feira (15), uma ocorrência de grande porte no Sistema Interligado Nacional (SIN) afetou o suprimento de energia em diversos estados brasileiros.

Mais informações sobre as causas da ocorrência devem ser disponibilizadas pelo Operador Nacional do Sistema (ONS).

Informações do portal DW indicam que o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, categorizou como “de grande porte” a ocorrência de falta de energia a nível nacional e que um grupo de trabalho para apurar as causas seria criado pelo Ministério de Minas e Energia.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) afirma que a interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Ir para o conteúdo