Para a Pesquisadora Emanuelle Goes da Fiocruz essa iniciativa é um grande avanço para mulheres já que esse serviço de atenção básica é descontinuada.
O Governo Federal retoma o Farmácia Popular do Brasil com a expansão da oferta de medicamentos gratuitos e o credenciamento de novas unidades em municípios de maior vulnerabilidade. Em uma ação inédita, todos os beneficiários do Bolsa Família poderão retirar os 40 medicamentos disponíveis no programa gratuitamente. A iniciativa amplia o acesso à assistência farmacêutica a 55 milhões de brasileiros.
A saúde da mulher terá prioridade. Essa população terá acesso gratuito aos medicamentos indicados para o tratamento de osteoporose e contraceptivos. São produtos que eram oferecidos pelo Farmácia Popular com preços mais baixos (50% de desconto) e que agora passam a integrar o rol de gratuidade, junto com tratamentos para hipertensão, diabetes e asma. Mais de 5 milhões de mulheres que antes pagavam a metade do valor devem ser beneficiadas com a retirada dos produtos de graça.
Para a pesquisadora e Dra, Emanuelle Goes (ela/dela), da Associação de Pesquisa Iyaleta, há extrema importância na inclusão de anticoncepcionais entre os remédios que vão passar a ser gratuitos para quem recebe Bolsa Família. Segundo ela, trata-se de um avanço para as mulheres que precisam do auxílio, já que muita vezes essa oferta no serviço de atenção básica é descontinuada.
Para mais informações acesse: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2023/junho/beneficiarios-do-bolsa-familia-terao-acesso-gratuito-a-todos-os-medicamentos-do-farmacia-popular



