...

Portal UMBU

Aniversário do Neojiba, Gloria Groove, Midiã Noelle no Muncab e mais; Confira a Agenda Cultural

Foto: Isabel Ramos/Divulgação

O final de semana chegou e quem quer aproveitar para fazer um rolê cultural, precisa conferir a edição desta semana da agenda cultural. A capital baiana recebe neste fim de semana concertos de aniversário do Neojiba, shows de música no Pelourinho, palestra com Midiã Noelle e outras atividades culturais. Confira:

Música

Awurê Veste Branco

Cris Vicente Fotografia

No mês do Julho das Pretas, a capital baiana será palco de uma celebração poderosa da identidade negra! Pela primeira vez em Salvador, o evento Awurê Veste Branco chega para exaltar a cultura afro-diaspórica em suas múltiplas linguagens — música, moda, literatura e economia criativa. Um encontro que conecta ancestralidade, arte e futuro.

SERVIÇO

O que: Mônica Anjos recebe Awurê Veste Branco em Salvador

Quando: 18 de julho, das 18h às 00h

Onde: Praça das Artes

Ingressos: Bilheteria Digital

Classificação: Livre

Concerto de Aniversário de 18 anos – Neojiba

Foto: Victor Eduardo/Divulgação

Até domingo (20), o NEOJIBA comemora os 18 anos com a Série Salvador Sinfônica. As apresentações são gratuitas e sujeitas à lotação.

Sexta-feira (18), Teatro Salesiano, Nazaré, Salvador, às 19h;

Sábado (19), Teatro Salesiano, Nazaré, Salvador, às 19h;

Domingo (20), Parque do Queimado, Liberdade, Salvador, de 9h às 17h.

Programação Cultural do Pelourinho

Foto: Divulgação

Até 20 de julho, o Pelourinho recebe uma programação cultural diversa, com shows gratuitos e eventos que celebram a música, a ancestralidade e o protagonismo feminino.

Sexta-feira (18)

Largo Tereza Batista: Maira Menezes apresenta o show Diversa(mente), com abertura da DJ Mary Jane Beck;

Largo Pedro Archanjo: Gel Barbosa e a banda E Eu Ligo? comandam o projeto “Acordes, Sanfona e Zabumba”;

Largo Quincas Berro D’Água: “Baile Samba Presente” com o multiartista Lui;

Sábado (19): 

Largo Tereza Batista: A partir das 16h30, o Lioness Festival – Ano III, primeiro festival de reggae do Brasil com line-up e produção inteiramente femininos, acontece com shows de Chardel Rhoden (Inglaterra), Jôh Ras (Bahia) e Pali (Argentina/Bahia);

Largo Quincas Berro D’Água: A partir das 14h, o Festival Nós Dandaras promove uma tarde com literatura infantil negra, cortejo, contação de histórias, teatro e batalhas de rima;

Largo Pedro Archanjo: Às 13h, a Escola Olodum apresenta o encerramento do projeto África Viva. Às 19h, o show “SãoJu do Rick”, com Ricardo Assiss tem participação do DJ Prettin D’Kingo.

Domingo (20):

Largo Tereza Batista: Às 13h, show solo do cantor Narcizinho, da banda Olodum;

Largo Pedro Archanjo: Às 14h, o grupo Bambeia convida Silvia Brito para uma grande roda de samba no “Encontro do Samba”; 

Largo Quincas Berro D’Água: Às 14h, tem “Forrança”, com Lui Muritiba, que apresenta releituras de clássicos nordestinos e composições autorais.

Sambei

Foto: Divulgação

Salvador receberá uma festa de samba inédita. Trata-se da Sambei, que será realizada no dia 20 de julho, na Arena Parque dos Ventos, localizada na Orla da Boca do Rio. Logo na estreia, o agito contará com shows de artistas de destaque no cenário nacional, como o grupo Menos é Mais, o cantor Dilsinho e a multiartista Gloria Groove.

Data: Domingo, 20 de julho

Local: Parque dos Ventos, Boca do Rio, Salvador

Ingressos: Ingresso

OSBA – Vozes do Sagrado

Fotos: Taylla de Paula

A Orquestra Sinfônica da Bahia apresenta o concerto “Vozes do Sagrado”, no dia 20 de julho (domingo), às 11h, no Santuário Nossa Senhora de Fátima, a igreja do Colégio Antônio Vieira, no Garcia. A regência será do maestro Carlos Prazeres e o concerto terá como solistas a soprano Marília Vargas e o trompetista Heinz Schwebel. A entrada é gratuita, sujeita à lotação do espaço, que também possui estacionamento gratuito. Parte da Série Manuel Inácio da Costa, o concerto reúne obras do repertório sacro de compositores como Johann Sebastian Bach, Wolfgang Amadeus Mozart, Franz Schubert e Baldassare Galuppi.

Programa:

BACH – Cantata no 199 (Mein Herze schwimmt im Blut)

GALUPPI – Alla Tromba Della Fama

MOZART – Ave verum corpus, K.618

SCHUBERT – Ave Maria, D.839

BACH – Cantata no 202 (Weichet nur, betrübte Schatten)

OSBA EM SÉRIE MANUEL INÁCIO DA COSTA | VOZES DO SAGRADO

Data: 20 de julho – Domingo

Horário: 11h (acesso do público a partir das 10h30) 

Local: Santuário Nossa Senhora de Fátima (Colégio Antônio Vieira) – Garcia 

Entrada: Gratuita – sujeita à lotação do espaço 

Regência: Carlos Prazeres

Solista: Marília Vargas (soprano) e Heinz Schwebel (trompete)

Teatro

Programação Teatro Gamboa

Nesta sexta-feira (18) o show “Sonhos Não Envelhecem”, da banda Quadro Verde, une Clube da Esquina e Beatles, às 19h. No retorno ao palco do Gamboa, a banda traz novidades no repertório e promove uma fusão original entre o rock britânico e as harmonias e ritmos da MPB e da música latinoa-americana.

Já no sábado (19), às 17h, “Sonho de Um Homem Ridículo”, clássico universal de Fiódor Dostoievski, ganha uma versão teatral baiana com adaptação e atuação de Kaíka Alves. Contado por um narrador-protagonista, o espetáculo apresenta as experiências de um homem mergulhado em reflexões sobre as contínuas frustrações em sua vida, bem como a falta de significado, propósito ou valor no mundo que o rodeia. O espetáculo volta ao Gamboa no dia 26 de julho. R$20/R$40 (cada espetáculo)

“Godó, o Mensageiro do Vale”, retorna ao Gamboa no domingo (20), às 17h, com o veterano ator e produtor Caco Monteiro. Inspirado em fatos reais ocorridos no Vale do Pati (Chapada Diamantina), entre 1937 e 1985, o espetáculo narra a história de uma das famílias que viviam por lá — entre as duas mil que habitavam a região antes de serem expulsas por um decreto federal que proibiu o cultivo do café, transformando o local em uma reserva ecológica.

>> Veja a programação completa clicando aqui

Museus

Porto dos Saberes com Midiã Noelle no MUNCAB

Foto: Natan Fox

Neste sábado (19), o MUNCAB recebe a jornalista, escritora e pesquisadora Midiã Noelle, para o sétimo encontro do projeto Porto dos Saberes em 2025. Após visita mediada às exposições do museu a partir das 14h, a palestra tem início às 15h, com o tema “Vozes Negras que Tecem Caminhos”, abordando ferramentas e práticas para uma comunicação antirracista, antiproibicionista, antipunitivista e anticapacitista.

Referência na área, Midiã é mestra em Cultura e Sociedade pela UFBA e foi uma das responsáveis pela elaboração do Plano Nacional de Comunicação pela Igualdade Racial do governo federal. Em 2025, lançou o livro Comunicação Antirracista: Um guia para se comunicar com todas as pessoas, em todos os lugares, onde reúne conceitos fundamentais e modos de ação capazes de transformar a comunicação em instrumento de justiça social.

Serviço

Palestra – “Vozes Negras que Tecem Caminhos”

Com – Midiã Noelle

Quando – 19 de julho de 2025 (sábado)

Horário – visita mediada às 14h; palestra às 15h

Local – Rua das Vassouras, 25, Centro Histórico, no educativo do Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira – Salvador/BA

Vagas – 20 vagas
Inscrições gratuitas – www.museuafrobrasileiro.com.br/index.php/projeto-porto-dos-saberes/

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Ir para o conteúdo